Papa: Paz é construção diária e resultado de justiça praticada

sábado, 6 de junho de 2015

O Papa Francisco afirmou hoje que o trabalho pela construção da paz é uma tarefa diária, “passo a passo” e que esta “brota da justiça praticada e vivida”.
“Fazer a paz é um trabalho que se deve realizar todos os dias, passo a passo, sem nunca nos cansarmos”, afirmou durante a homilia no estádio olímpico Koševo, em Sarajevo, onde presidiu a uma celebração eucarística sob o signo da paz e da justiça.
O Papa Francisco realiza uma visita de um dia à capital da Bósnia-Herzegovina, tendo-se assumido como “mensageiro da paz” e “peregrino do diálogo”.
Francisco lamentou que a aspiração e o compromisso para construir a paz colidam com “numerosos conflitos armados existentes no mundo”, naquilo que chamou de “uma terceira guerra mundial travada «aos pedaços»”, alimentada por pessoas que “para vender armas, especulam sobre as guerras”.
“A guerra significa crianças, mulheres e idosos nos campos de refugiados; significa deslocamentos forçados; significa casas, estradas, fábricas destruídas; significa sobretudo tantas vidas destroçadas”.
O Papa lembrou o “sofrimento, a destruição e tribulação” que o povo daquele país europeu atravessou na década de 90, com conflito armado decorrente da divisão entre diferentes culturas, proveniências e credos, estando presentes no estádio alguns feridos e mutilados dessa guerra.
A paz, referiu Francisco, não depende apenas do ser humano, mas é um “dom de Deus”.
“Não caíamos num moralismo ilusório. A paz é dom de Deus, não em sentido mágico, mas porque Ele, com o seu Espírito, pode imprimir estas atitudes nos nossos corações e na nossa carne, e fazer de nós verdadeiros instrumentos da sua paz”.
O Papa pediu “a graça de um coração simples, a graça da paciência, a graça de lutar e trabalhar pela justiça, de ser misericordiosos, de trabalhar pela paz, de semear a paz e não guerra e discórdia”.
A visita do Papa Francisco a Sarajevo prossegue com um almoço na Nunciatura Apostólica junto dos bispos da Bósnia-Herzegovina.
Da parte da tarde Francisco vai reunir-se na catedral de Sarajevo com membros do clero e de institutos religiosos, pelas 15h20 (hora de Lisboa).
Uma hora depois, o Papa desloca-se ao centro internacional acadêmico dos franciscanos, para um encontro ecumênico e inter-religioso, no qual vai pronunciar a sua quarta e penúltima intervenção.
Pelas 18h30, Francisco reúne-se com os jovens no centro ‘João Paulo II’, antes de se deslocar para o aeroporto internacional, onde decorre a cerimônia de despedida, às 19h45.
SIR06/06/2015  |  domtotal.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010