Tenhamos esperança porque a vitória do Senhor é certa, diz Papa Francisco

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Por Alvaro de JuanaVATICANO, 15 Jun. 15 / 11:55 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco presidiu a Oração do Ângelus neste domingo diante milhares de fiéis provenientes de diversos países. Em suas palavras prévias a oração Mariana, recordou: “A vitória do Senhor é certa”, por isso exortou a ter esperança, apesar dos dramas e das injustiças que nos deparamos.
Fazendo referência ao Evangelho de domingo, o Santo Padre destacou: “O Reino de Deus exige a nossa colaboração, mas sobretudo, é uma iniciativa e um dom do Senhor. Porque a semente é símbolo da Palavra de Deus, cuja fecundidade é reclamada por esta palavra. Como a humilde semente se desenvolve na terra, assim a Palavra atua com a potência de Deus no coração de quem a escuta”.
De fato, o Pontífice sublinhou: “O trabalho aparentemente pequeno, diante da complexidade dos problemas do mundo, se inserido na obra de Deus, não tem medo das dificuldades. E a vitória do Senhor é certa, pois o Seu amor fará brotar e crescer cada semente de bem presente na terra”.
“Isso nos abre à confiança e ao otimismo, apesar dos dramas, injustiças e sofrimentos que nos deparamos”, explicou o Santo Padre, recordando que “a semente do bem e da paz brota e cresce porque o amor misericordioso de Deus a faz amadurecer”.
O Papa Francisco sublinhou: “Jesus apresenta a eficácia da Palavra de Deus e as exigências do seu Reino, mostrando as razões de nossa esperança e do nosso compromisso na história”.
Neste sentido, assinalou “Deus confiou sua Palavra à nossa terra, isto é, a cada um de nós com nossa humanidade concreta. Podemos ser confiantes, a Palavra de Deus, Palavra criadora, destinada a se tornar o grão cheio na espiga”.
“Esta Palavra se for acolhida, dá certamente os seus frutos, porque o próprio Deus a faz germinar e a amadurecer através de caminhos que nem sempre podemos verificar e de uma forma que não sabemos”, assegurou o Papa Francisco.
“Tudo isso nos faz entender que é sempre Deus que faz crescer o seu Reino – por isso rezamos ‘venha a nós o vosso Reino’. É Deus quem o faz crescer, o homem é o Seu humilde colaborador, que contempla e se alegra pela ação criadora divina e espera pacientemente pelos frutos. A Palavra de Deus faz crescer e dá a vida”, declarou o Pontífice.
Antes de concluir o Santo Padre recordou a importância de ter o Evangelho, a Bíblia, ao alcance da mão. “Um Evangelho pequeno no bolso, na bolsa, e ler todos os dias, é esta a força que faz germinar”.
Em seguida afirmou: “Devem nutrir-se cada dia com esta Palavra viva de Deus: ler cada dia uma passagem do Evangelho, uma passagem da Bíblia. Não esqueçam nunca isto, por favor. Porque esta é a força que faz germinar em nós a vida do Reino de Deus”.
Retomando o comentário ao Evangelho, afirmou: “O Reino de Deus é uma realidade humanamente pequena e aparentemente irrelevante. Para fazer parte deste Reino, precisamos ser pobres de coração; não confiar nas próprias capacidades, mas na potência do amor de Deus; não atuar para ser importante aos olhos do mundo, mas para ser preciosos aos olhos de Deus, que prefere os simples e os humildes”.
Por isso, “quando vivemos assim, através de nós brota a força de Cristo e transforma aquilo que é pequeno e modesto em uma realidade que faz fermentar totalmente a massa do mundo e da história”, concluiu o Santo Padre.
ACIDIGITAL

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010