Um coração amigo cheio de luz e de paz

sexta-feira, 12 de junho de 2015

12/06/2015  |  domtotal.com

Um coração amigo cheio de luz e de paz

Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz*
Uma das grandes solenidades do Tempo Comum é a que celebra e exalta o Sagrado Coração de Jesus. Estas festas litúrgicas permitem interiorizar o mistério de Cristo e ao mesmo tempo animam uma mística amorosa de seguimento ao Senhor revelando sua ternura e compaixão misericordiosa. Alicerçam uma espiritualidade centrada na humanidade encarnada de Jesus, seus sentimentos, desejos, e opções descortinando o semblante e olhar do Deus Conosco que tem o prazer de salvar e conviver com seus irmãos/ãs.
Coloca-nos da seqüela da imitação criativa das suas atitudes e posicionamentos, assumindo de forma integral sua mensagem e missão. Com Ele aprendemos a reparar, consolar e amar incondicionalmente as pessoas. Reparar é uma das facetas esquecidas de uma proposta de vida à serviço da reconciliação e da justiça restaurativa colocando-se na situação do outro, intercedendo e oferecendo-se para que o testemunho de gratuidade e doação de si mesmo comova o irmão violento e faltoso.
Consolar mostrando a mansidão e o jugo suave da ternura e delicadeza do Sagrado Coração para fortalecer e animar os quebrantados e aflitos. Amar incondicionalmente a todas as pessoas, buscando em especial a mais afastada, a mais oprimida pela dor e o sofrimento, e muitas vezes discriminada e julgada pela intolerância e preconceito social.
O Sagrado Coração é forja e escola de comunhão e proximidade, edificando a Igreja da Misericórdia que como "hospital de campanha", atende,ampara e socorre aos feridos e fragilizados. Precisamos de agentes de pastoral senti pensantes, cordiais, amáveis que transpareçam a alegria, bondade e doçura do Coração do Bom Pastor, que acolhendo e acompanhando aos pequenos e pobres, ajudem a gerar a cultura do Encontro a civilização do amor, da paz e da ternura. Deus seja louvado!
CNBB 10-06-2015
*Dom Roberto Francisco Ferreria Paz é bispo de Campos (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010