'Em Jesus, em sua ‘carne’, está presente todo o amor de Deus'

domingo, 9 de agosto de 2015

Com faz todos os domingos, Papa Francisco em suas palavras antes da oração mariana do Ângelus apresenta sua reflexão pessoal sobre o evangelho dominical. Hoje ele falou sobre o texto de João 6, 41-51 e, em particular, a frase de Jesus “Eu sou o pão vivo descido do céu. Se alguém comer deste pão viverá em eterno e o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”.
“Neste domingo – disse o Santo Padre – se continua a leitura do sexto capítulo do Evangelho de João, em que Jesus, depois de ter realizado o grande milagre da multiplicação dos pães, explica às pessoas o significado deste ‘sinal’. Como já fizeram anteriormente com a Samaritana, através da experiência da sede e do sinal da água, aqui Jesus focaliza a experiência da fome e do sinal do pão, para revelar a Si mesmo e a acreditar nEle”.
Em seguida acrescentou: “As pessoas o buscam, o escutam, porque ficou entusiasmada com o milagre; mas quando Jesus afirma que o verdadeiro pão, doado por Deus, é Ele mesmo, muitos se escandalizam e começam a murmuram contra Ele: ‘Dessa aí não conhecemos o pai e a mãe? Como pode afirmar: ‘Eu desci do céu?’” Então Jesus responde: ‘Ninguém pode vir a mim se não for atraído pelo Pai que me enviou’ e acrescenta: ‘Quem acredita tem a vida eterna!’ (vv. 44.47). Espanta-nos e ajuda-nos a refletir esta palavra de Jesus. Ela introduz na dinâmica da fé, que é uma relação: a relação entre a pessoa humana e a Pessoa de Jesus, onde um papel decisivo tem o Pai e naturalmente, também o Espírito Santo  que aqui é subtendido Não é suficiente encontrar Jesus para acreditar nEle, não é suficiente ler a Bíblia o Evangelho que continuam válidos; não é suficiente nem sequer assistir a um milagre... Tantas pessoas tiveram uma forte relação com Jesus e não acreditaram, aliás, até mesmo o desprezaram e o condenaram, porque não abriram o coração”.
Lembrando que reconhecemos em Jesus o rosto do Pai e em suas palavras a Palavra de Deus, Papa Francisco terminou destacando: “’Se alguém comer deste pão viverá eternamente e o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo’ (Jo 6,51). Em Jesus, em sua ‘carne’ – nisto é em sua humanidade concreta – encontra-se presente todo o amor de Deus, que é o Espírito Santo. Quem se deixa atrair por este amor se dirige para Jesus com fé, e recebe dEle a vida, a vida eterna. Aquela que viveu esta experiência de maneira exemplar é a Virgem de Nazaré,, Maria: a primeira pessoas humana que acreditou em Deus acolhendo nela carne de Jesus”.
E após a reza da oração mariana do Ângelus o Papa lembrou as explosões das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, 70 anos atrás, para pedir o fim das armas nucleares e das armas de destruição em massa. Insistiu, mais uma vez, como fez ontem em conversa com uma rádio paroquial argentina, que: “com a guerra tudo se perde. O único modo para vencer uma guerra é não fazê-la”
E depois o pensamento do Papa se dirigiu a El Salvador sacudido nos últimos meses por uma séria crise de abastecimento e de violência: “Animo o querido povo salvadorenho a perseverar unido na esperança e exorto a todos a rezarem para que na querida terra do bem-aventurado Oscar Romero refloresçam a justiça e a paz!” 
SIR /09/08/2015  |  domtotal.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010