NOSSA SENHORA DOS ANJOS DA PORCIÚNCULA

sábado, 31 de julho de 2010



FESTA 2 de agosto





O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula.




Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas: e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra.



Foi também aí que o Santo Pai alcançou a célebre indulgência que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas.



Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida.

O PERDÃO DE ASSIS

Esta indulgência é dada somente em um dia do ano: começa às 12 horas do dia 01 de agosto até o final da tarde de 02 de agosto de cada ano.

Este dia tem como padroeira Nossa Senhora dos Anjos.

Em 1216 São Francisco de Assis estava orando na igrejinha da Porciúncula, quando de repente ela tornou-se iluminada, e São Francisco de Assis viu sobre o altar o Cristo revestido de luz e à sua direita a Mãe Santíssima.
E eles perguntaram a São Francisco o que ele desejava para que as almas fossem salvas? Ele lhes pede que seja concedido um generoso perdão a todos que se arrependessem, confessassem seus pecados, e fossem visitar aquela igrejinha.

E o Senhor acolhe a sua oração e propõe que ele peça ao Seu Vigário na terra, de Sua parte, esta indulgência. E São Francisco vai até ao Papa Honório III e conta-lhe a visão que tinha tido.

E feliz caminha até à porta, negando qualquer documento que comprove a autorização do Papa, bastava-lhe a sua palavra; o documento seria a Santíssima Virgem Maria, o Senhor como escrivão e os Anjos as testemunhas.

O Perdão de Assis é uma manifestação da misericórdia de Deus e um sinal do amor apostólico de São Francisco, que disse alguns dias depois em lágrimas:
"Meus irmãos, quero que todos vocês vão ao Paraíso!"

Esta indulgência inicialmente aplicada somente à Porciúncula, mais tarde foi estendida a qualquer Igreja Católica do mundo.

Assim, ganham a Indulgência, todas as pessoas que tendo feita a confissão sacramental, visitarem uma Igreja nos dias mencionados, receberem a comunhão eucarística e rezarem um "Pai nosso", uma "Ave Maria" e um "Glória", pelas intenções do Santo Padre, o Papa. Poderão lucrá-la quantas vezes forem feitas visitas. Assim sendo, poderão utilizar a Indulgência em seu próprio benefício, em favor de pessoas falecidas ou daquelas que necessitam de conversão do coração.

Na próxima postagem poderemos ler um pouco mais sobre a indulgência da Porciúncula e também sobre esse lugar tão especial para todos os franciscanos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010