
Clara gostava de denominar-se a si mesma "uma plantinha do bem-aventurado pai Francisco".
Ela nunca deixou os muros do convento de São Damião.
Designada abadessa (superiora) por Francisco, em 1215, Clara dirigiu o convento durante 40 anos. Sempre quis ser serva das servas, submissa a todas e beijando os pés das irmãs leigas quando regressavam do trabalho de esmolar, servindo à mesa, assistindo as que estivessem doentes. Enquanto as irmãs descansavam, ela ficava em oração e as cobria, se as cobertas lhes caíssem.
Saía da oração com o semblante sempre iluminado. Falava com tanto fervor que facilmente entusiasmava os que ouviam suas palavras.
A exemplo de Francisco, nutria fervorosa devoção ao Santíssimo Sacramento.
Mesmo quando estava doente e acamada (esteve sempre doente nos últimos 27 anos de vida), ficava confeccionando belos corporais e toalhas para o serviço do altar, que depois distribuía pelas igrejas de Assis.
Para suas filhas espirituais (as clarissas) presentes e futuras e para todos nós, seus irmãos, Santa Clara deixou sua bênção.
BENÇÃO DE CLARA DE ASSIS
O Senhor vos abençõe e vos guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre Vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz
, a todas vós minhas irmãs e filhas, e a todas as outras que vierem e permanecerem em vossa comunidade, e a todas as outras, tanto presentes quanto futuras, que perseverarem até o fim nos outros mosteiros das senhoras pobres.
Abençôo-vos enquanto estou viva e depois da minha morte, como posso e mais do que posso, com todas as bênçãos com as quais o Pai de misericórdia abençoou e abençoará os seus filhos e filhas espirituais no Céu e na terra. Amém. Amai sempre a mim e as vossas almas e aquelas de todas as vossas irmãs, e estai sempre prontas a pôr em prática as coisas que prometestes a Deus.
O Senhor esteja sempre convosco, e vós em todos os lugares permanecei com Ele. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário