MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


"Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho" (Mal 3,1).

No dia 29 de agosto lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas:" Em verdade vos digo: dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista.


....De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar." (Mt 11, 11.l3-14)

Filho de Zacarias e Isabel,
São João Batista, o Precursor (assim designado por ter preparado e anunciado a vinda de Jesus Cristo), era primo de Jesus, a quem mais tarde batizou nas águas do rio Jordão, na Palestina. Andava vestido de pelo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre.

João apareceu no deserto e pregava um batismo de c
onversão para a remissão dos pecados. Toda a Judéia, toda Jerusalém, ia até o rio Jordão para confessar seus pecados e ser batizada pelo Batista.

E proclamava: "Raça de viboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Fazei

uma conversão realmente frutuosa...toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo"(Lc 3,7-9).


Dizia ainda: "Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo; ele tem a pá na mão e limpará sua eira; recolherá o trigo ao seu celeiro e, queimará as palhas num fogo inextinguível" (Lc 3,16-17).

Ao denunciar os vícios e injustiças, deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do A
njo a seu respeito: "Porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe; ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15-17).

São João Batista foi decapitado no ano 31 a rogo de Salomé, princesa judia, que pediu a seu tio Herodes Antipas, tetrarca da Galileia, a cabeça do santo.

Impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador
da Galiléia, Herodes, que vivia com Herodíades, a mulher de seu irmão. Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, durante uma festa Salomé, a filha de Herodíades, encantou o rei com sua dança recebendo o direito de pedir o que desejasse. "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" ( Mc 6,25), foi o pedido da moça atendendo à sua vingativa mãe.

O Santo Precursor, através do martírio deu sua vida e, recebeu em
recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.


Para meditar:

O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava. (Is 49, 1b-2)


Oração


Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010