SÃO PIO X - PAPA

sábado, 21 de agosto de 2010

Nasceu na aldeia de Riese, na região de Veneza (Itália), em 1835.

Seu nome de batismo era José Sarto. Pertencia a uma família pobre e humilde, mas de intensa vivência espiritual. Para cursar os estudos ginasiais, José, de 10 a 14 anos percorria todos os dias vários quilômetros, levando um pedaço de pão no bolso para seu almoço e com os sapatos ao ombro, colocando-os somente na entrada do colégio.Muito inteligente, seu ardente desejo era ser padre, no que seus pais se orgulhavam e, mesmo com grandes dificuldades, tudo faziam para facilitar-lhe a vontade,,.

Após brilhante êxito nos estudos, foi ordenado sacerdote, desempenhando santamente o ministério sacerdotal. Sua promoção ascensional foi, sem dúvida, por merecimento de zelo, dedicação, fidelidade e constituiu uma riqueza incomparável de experiência pastoral. De vice-vigário, vigário, cônego da catedral de Treviso, bispo da diocese de Mântua, cardeal de Veneza, chegando a papa !

No ano de 1903, falecendo o grande Papa Leão XIII , no conclave foi eleito o cardeal José Sarto, patriarca de Veneza, que tomou o nome de Pio X.

Adotou como lema do seu pontificado "Restaurar todas as coisas em Cristo", ideal
que de fato orientou a sua ação pontifícia, na simplicidade de espírito, pobreza e fortaleza, dando assim um novo crescimento à vida cristã na Igreja.Teve também de combater energicamente contra os erros que nela se infiltravam.

Sua perspicácia pastoral abalou o mundo. Dois meses após ser eleito, publicou sua primeira encíclica, com o programa do seu pontificado, voltado para pastoral, no incremento da vida eclesiástica e cristã.
Com preocupação pastoral, realizou profundas reformas na liturgia, que iriam marcar um dos grandes progressos da espiritualidade do nosso tempo. Favoreceu a prática da comunhão diária e da comunhão das crianças.

Distinguia-se pela bondade, uma bondade pura, suave, que irradiava de sua fisionomia, atraindo as pessoas.
Não foi um teólogo, mas foi um pastor dedicado, zeloso, vigilante e, sobretudo, um verdadeiro santo, extremamente devoto.Porém, simples e, sem ostentação.

Prevendo a iminência da Primeira Guerra Mundial que procurou abominar por todos os meios, amargurado, veio a falecer em 20 de agosto de 1914, com 79 anos de idade.
O povo logo o intitulou de santo e, em 1954 a Igreja o canonizou, reconhecendo oficialmente o culto que já lhe era tributado.

"Pio X, pobre e rico, suave e humilde, de coração forte, lutador em prol dos direitos da Igreja, esforçado na tarefa de restaurar em Cristo todas as coisas". Estas palavras que se encontram na lápide do seu sepulcro, bem resumem sua vida.

A Igreja comemora São Pio X a 21 de agosto.

São Pio X, rogai por nós.


0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010