EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - 14 DE SETEMBRO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

"Nós Vos adoramos Senhor Jesus, e Vos bendizemos,
porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo"!


A liturgia celebra hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz de Cristo,sinal de salvação. 
O que era execrável instrumento de condenação tornou-se em Cristo símbolo de salvação para o mundo.

Já no tempo dos Apóstolos ela se transformou em símbolo de redenção operada  por Cristo, portanto, símbolo da fé cristã.São Paulo dizia: "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os eleitos força e sabedoria de Deus (1Cor 1,23).

O uso liturgico, que requer a Cruz próxima do Altar quando se celebra a Santa Missa, representa uma evocação da figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto: os hebreus mordidos pelas serpentes, olhando-a eram curados. A cruz de Cristo, objeto da fé cristã que dá a vida.

Com a festa da Exaltação da Santa Cruz a Igreja nos convida a tributar nossa gratidão e veneração a Cristo que nos remiu pela sua cruz, reunindo numa só festa, duas comemorações antigas, relativas ao culto da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A primeira comemoração referia-se à descoberta da cruz pela imperatriz Santa Helena- Mãe de Constantino Magno, que deu liberdade religiosa à Igreja pondo fim às perseguições romanas depois de 250 anos. Indo ela  à Terra Santa em peregrinação, para rezar e meditar sobre os lugares consagrados à memória de Cristo, mandou fazer diligentes pesquisas para descobrir e identificar a verdadeira cruz de Cristo, o que foi conseguido no dia 14 de setembro de 320. Mandou então construir a Basílica do Santo Sepulcro, no lugar do Calvário, dedicada a 13 de setembro de 335.

A segunda comemoração é relativa ao resgate do precioso madeiro das mãos dos persas em 3 de maio de 629: "Naquele tempo o rei da Pérsia, Chosroe II, grande inimigo do Império Romano, numa investida  violenta conquistou a Palestina, destruindo igrejas,  mosteiros, cometendo as piores atrocidades contra pessoas e lugares sagrados e, levando para a Pérsia a cruz de Cristo guardada em custódia preciosa.
O imperador de Constantinopla, Heráclio, movido pelo descontentamento dos cristãos, depois de várias tentativas pacíficas sem resultado, armado com um forte exército derrotou o rei Chosroe II. A paz foi selada pelo seu filho que concedeu a libertação dos Lugares Sagrados e a devolução da Santa Cruz, a qual entrou em Jerusalém em verdadeiro triunfo". Por muitos séculos foi celebrada em Jerusalém esta festa, com a exposição da Sagrada Relíquia em solene cerimônia.

O que celebramos hoje com agradecimento e emoção é o incrível amor de Deus que se manifestou na morte de Cristo. Esse homem executado na cruz é o Filho de Deus entregue com amor por seu pai e rejeitado de maneira absurda pelos homens. "De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

Cada cristão é convidado a carregar sua própria cruz, tomar consciência da vida e, buscar a maior glória de Deus e a salvação de todo o gênero humano.



Oração

Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Com a festa da Exaltação da Santa Cruz, inicia-se o Tríduo em preparação para a Celebração das Chagas de São Francisco. Nossa Fraternidade vive dias de muita emoção e espiritualidade, preparando-se para reviver esse momento de tanta íntimidade com Deus na vida do Seráfico Pai, quando recebeu em seu corpo as marcas  reais da paixão de Cristo.
Que a santa Cruz de Cristo nos ensine a ser autênticos franciscanos, voltados para os verdadeiros "crucifixos" do mundo: os pobres, os doentes, os velhos, os explorados, os abandonados, os diferentes, e tantos mais excluídos, pois a salvação só virá a nós, filhos do "bem-estar", através deles, para os quais é sempre  válida a palavra do Evangelho; "Tive fome...tive sede... estava nu...estive preso(Mt 25).
Publicado em 14.09.2010. Republicado em 15.09.2014. Paz e Bem!

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010