CELEBRAÇÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014


Inicia-se o Tríduo no dia da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro).Comemora-se as Chagas de São Francisco no dia 17 de setembro. 

Conforme nos dizem os biógrafos de São Francisco, foi à altura da Festa da Exaltação da Santa Cruz, dia 14 de setembro de 1224, que S. Francisco recebeu no Monte Alverne os estigmas do Senhor.

A Terceira consideração dos sacrossantos estigmas, transmitida pelos Fioretti, refere que enquanto contemplava o mistério da Cruz no alto do Monte Alverne na Festa da Exaltação da Santa Cruz, Francisco rezou assim: 
“Ó Senhor meu Jesus Cristo, duas graças te peço que me faças antes que eu morra: a primeira é que em vida eu sinta na alma e no corpo, quanto for possível, aquelas dores que tu, doce Jesus, suportaste na hora da tua acerbíssima paixão; a segunda é que eu sinta no meu coração, quanto for possível, aquele excessivo amor do qual tu, Filho de Deus, estavas inflamado para voluntariamente suportar uma tal paixão por nós pecadores”.

Nós Franciscanos nos reunimos para celebrar este acontecimento extraordinário da vida de São Francisco, tendo presente que ele mereceu tal graça por ter encontrado na Cruz a razão de toda a sua vida. Francisco intuíra que na Cruz de Cristo se concentrava todo o amor de Deus pelos homens. E em seu amor pelo Cristo, quis Francisco sofrer os mesmos tormentos.

Oração: Ó Deus, que para inflamar os nossos corações no fogo do vosso amor, renovastes de modo admirável os sinais da paixão de vosso Filho na carne do bem-aventurado Pai Francisco, concedei que, por sua intercessão, configurados à morte do mesmo Filho, participemos igualmente de sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

RITO DA PALAVRA
Desde muito cedo, logo depois de sua conversão, São Francisco já começou a inflamar-se de devoção pela Paixão de Cristo. São Boaventura assim descreve esta devoção:
Num dia, enquanto rezava assim isolado, e estava, devido ao excessivo fervor, todo absorto em Deus, apareceu-lhe o Cristo Jesus, pregado na cruz. À vista dele, sua alma se liquefez e a memória da paixão de Cristo ficou tão profundamente impressa no íntimo do coração dele que, a partir daquela hora, quando lhe vinha à mente a crucifixão de Cristo, mal podia conter-se exteriormente das lágrimas e gemidos, como ele próprio contou mais tarde familiarmente, quando se aproximava do fim”. (LM I, 4.7-8).

PRIMEIRA LEITURA: Gl 6, 14-18 – “Trago em meu corpo as marcas de Jesus”.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas
Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor, o que conta é a criação nova. E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus: paz e misericórdia. Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém
Palavra do Senhor.

Resposta: SL F VI Oração na hora da morte.

R. Estou crucificado com Cristo, a fim de viver para Deus.

-Ó vós todos que passais pelo caminho,
Considerai e vede se há dor semelhante à minha dor.
-Pois rodearam-me cães numerosos,
cercou-me um bando de malfeitores. R
-Eles, porém, me olharam e espionaram,
repartiram entre si minhas vestes
e sobre a minha túnica lançaram sorte. R
-Transpassaram-me as mãos e os pés,
contaram todos os meus ossos.
-Abriram contra mim suas fauces,
como leão que arrebata e que ruge. R
-Como água eu fui derramado,
e desconjuntados foram todos os meus ossos.
-E meu coração tornou-se como cera
a derreter-se nas minhas entranhas. R
-Meu vigor ressecou-se como barro queimado,
e minha língua se me colou ao palato.
-E por comida deram-me fel,
e na minha sede fizeram-me beber vinagre. R
-Reduziram-me ao pó da morte
e aumentaram a dor das minhas feridas.
-Eu dormi e ressuscitei,
e meu Pai santíssimo me recebeu com glória. R
-Pois, o que é que eu tenho no céu?
E na terra, o que desejei de vós?
-Vede, vede que eu sou Deus, diz o Senhor,
serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. R
=Bendito o Senhor Deus de Israel,+
que remiu as almas de seus servos com seu próprio sangue santíssimo
e não abandonará nenhum dos que nele esperam.
-E sabemos que ele vem,
que ele vem para julgar a justiça. R

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

EVANGELHO: Lc 9, 23-26
“Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Jesus disse a todos: Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos Anjos.
Palavra da Salvação.

(Homilia ou partilha da Palavra ou Narração do evento da estigmatização, segundo São Boaventura, LM 13,3):

  
“Como estivesse arrebatado em Deus por seráficos ardores dos desejos e por compassiva doçura se transformasse naquele que por excessiva caridade quis ser crucificado, numa manhã, na proximidade da Festa da Exaltação da Santa Cruz, enquanto rezava num lado do monte, viu um Serafim que tinha seis asas tão inflamadas quão esplêndidas a descer da sublimidade dos céus. E como tivesse chegado em vôo rapidíssimo a um lugar no ar próximo do homem de Deus, apareceu entre as asas a imagem de um homem crucificado que tinha as mãos em forma de cruz e os pés estendidos e pregados na cruz. Duas asas se elevavam sobre a cabeça dele, duas se estendiam para voar e duas cobriam todo o corpo. Vendo isto, ficou profundamente estupefato, e o coração experimentou alegria misturada com tristeza. De fato, alegrava-se no aspecto gracioso com que percebia que era olhado por Cristo sob a forma de Serafim, mas a crucifixão transpassava a sua alma com a espada de compassiva dor. Admirava-se sobremaneira da forma de tão imperscrutável visão, sabendo que a dor da paixão não convinha de modo algum à imortalidade do espírito. Finalmente, compreendeu a partir disto, revelando-o Deus, que tal visão fora assim apresentada diante dele pela divina providência para que o amigo de Cristo conhecesse de antemão que deveria transformar-se todo na semelhança de Cristo crucificado não pelo martírio da carne, mas pelo incêndio do espírito. Desaparecendo, então, a visão, deixou no coração dele um admirável ardor, mas também na carne imprimiu a não menos admirável imagem dos sinais. Pois imediatamente começaram a aparecer nas mãos e nos pés dele os sinais dos cravos, do mesmo modo como vira pouco antes naquela figura de homem crucificado. As mãos e os pés pareciam bem no meio traspassados pelos cravos, aparecendo as cabeças dos cravos na parte interior das mãos e na parte superior dos pés, e as pontas deles saindo da parte contrária; e as cabeças dos cravos nas mãos e nos pés eram redondas e negras, e as pontas eram longas, retorcidas e como que rebatidas, as quais, surgindo da própria carne, saiam como excrescência da carne restante. Também o lado direito, como que traspassado por uma lança, era coberto por uma cicatriz vermelha e muitas vezes derramando sangue, manchava a túnica e os calções”.

BÊNÇÃO DE SÃO FRANCISCO
(Nm 6, 24-26)
O Senhor vos abençoe e vos guarde
O Senhor vos mostre a sua face e se compadeça de vós.
O Senhor volva o seu rosto para vós e vos dê a paz.
O Senhor vos abençoe. Amém. T
Publicado inicialmente em 16 de setembro de 2010, está sendo republicado 14.09.2012. Paz e Bem. 
Republicado em 15.09.2014. Que o Senhor nos dê a Paz!

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010