TRÍDUO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO - PARA OS DIAS 14, 15 E 16 DE SETEMBRO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Oração Preparatória

Meu glorioso protetor São Francisco, venho implorar vossa poderosa intercessão para celebrar dignamente os prodígios do amor de Deus manifestos em vossas admiráveis cinco chagas. São elas cinco fogos místicos de caridade a acender em meu coração o amor divino; cinco línguas eloquentíssimas a publicar em altas vozes as misericórdias de Jesus Cristo; cinco mananciais riquíssimos de favores divinos que o Senhor vos confiou para os distribuirdes entre os vossos devotos. Alcançai-me de Jesus crucificado uma centelha daquele fogo que ardia em vosso coração, assim como também impetrai-me a graça de (pedir a graça desejada) se for conforme à vontade de Deus.

Primeira Chaga:
São Francisco, pai amorosíssimo / eu, indigno servo vosso, beijo e venero a dolorosa chaga do vosso pé esquerdo e, por ela, vos suplico me alcanceis a graça de resistir a todas as tentações dos inimigos da minha alma.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Segunda Chaga:
São Francisco, pai obedientísssimo / eu, indigno servo vosso, beijo e venero a dolorosa chaga do vosso pé direito e, por ela, vos suplico me alcanceis a graça de saber desprezar os prazeres e as vaidades deste mundo.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Terceira Chaga:
Pacientíssimo São Francisco / eu, indigno servo vosso, beijo e venero a dolorosa chaga de vossa mão esquerda e, por ela, vos suplico me alcanceis a graça de suportar com paciência  os labores desta vida.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Quarta Chaga:
Dulcíssimo São Francisco / eu, indigno servo vosso, beijo e venero a dolorosa chaga de vossa mão direita e, por ela, vos suplico me alcanceis a graça de conformar a minha vida com a vontade de Deus.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Quinta Chaga:
Amantíssimo São Francisco  / eu, indigno servo vosso, beijo e venero a dolorosa chaga do vosso lado e, por ela, vos suplico me alcanceis a graça de viver e morrer amando Jesus e Maria de todo o meu coração e os ver e gozar eternamente no céu.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

V. Assinalastes, Senhor, o vosso servo Francisco
R. Com os sinais da nossa redenção.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, que para inflamar com o fogo do vosso amor os nossos corações, arrefecido no mundo, haveis renovado os sagrados estigmas de vossa paixão no corpo do bem-aventurado pai São Francisco, concedei-nos propício que, por seus merecimentos e sua intercessão, sempre carreguemos a cruz e façamos dignos frutos de penitência. Vós que com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!




TRÍDUO DA CELEBRAÇÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

1 -Canto Inicial: Salve ó São Francisco (nº 68 - Devocionário Franciscano)

2 - Introdução: Celebração das Chagas de São Francisco

C. Conforme nos dizem os biógrafos de São Francisco, foi no dia 17 de setembro de 1224 que São Francisco recebeu no Monte Alverne os estigmas do Senhor. Reunimos-nos aqui para celebrar este acontecimento extraordinário da vida de São Francisco, tendo presente que ele mereceu tal graça por ter encontrado na Cruz a razão de toda a sua vida. Francisco intuíra que na cruz de Cristo se concentrava todo o amor de Deus pelos homens. E em seu amor pelo Cristo quis Francisco sofrer os mesmos tormentos. Meditemos a Paixão de Cristo, conformando-nos, também nós, ao homem das dores.

3 -Leituras de “Os Escritos de São Francisco de Assis”

1º Dia – E a todos aqueles que querem servir ao Senhor  na Santa Igreja  católica e apostólica; a todas as ordens eclesiásticas, aos presbíteros, diáconos, sub-diáconos, acólitos, exorcistas, leitores, ostiários e demais clérigos, todos os religiosos e todas as religiosas, todos os jovens e crianças, os pobres e necessitados, os reis e os príncipes, os operários, lavradores, servos e senhores, todas as virgens, as solteiras e as casadas, os leigos, homens e mulheres, todas as crianças, os adolescentes, os jovens e os anciãos, os sãos e os enfermos, os pequenos e os grandes, e todos os povos, gentes, tribos e línguas, todas as nações e todos os homens em toda a face da terra, os que  houve e os que haverá, humildemente rogamos e suplicamos nós todos, os frades menores, nós servos inúteis, que perseveremos todos na verdadeira fé e penitência, porque de outra forma ninguém poderá salvar-se. Amemos todos, de todo coração, com toda alma, com todo espírito, com toda nossa capacidade e força, com todas as virtudes do espírito e do corpo, com todo o empenho, todo afeto, todas as entranhas, todos os desejos e vontades – o Senhor, nosso Deus, que nos deu e nos dá a todos nós, todo o nosso corpo, toda a nossa alma e toda a nossa vida, que nos criou e nos remiu e só por sua misericórdia nos salvará, que a nós miseráveis e pobres, pútridos e asquerosos, ingratos e maus, nos cumulou e cumula de todos os bens.

2º Dia –Considera, ó homem, a que excelência te elevou o Senhor, criando-te e formando-te segundo o corpo à imagem do seu dileto filho e, segundo o espírito, à sua própria semelhança. Entretanto, as criaturas todas que estão debaixo do céu, a seu modo servem, conhecem e obedecem ao seu Criador melhor do que tu. Não foram tampouco os espíritos malignos que o crucificaram, mas tu em aliança com eles o crucificastes e o crucificas ainda, quando te deleitas em vícios e pecados. De que, então, podes gloriar-te? Mesmo que fosses tão arguto e sábio a ponto de possuíres toda a ciência, saberes interpretar toda espécie de línguas e perscrutares engenhosamente as coisas celestiais, nunca deverias gabar-te de tudo isso, porquanto um só demônio conhece mais as coisas da terra que todos os homens juntos, a não ser que alguém tenha recebido do Senhor um conhecimento especial da mais alta sabedoria. Do mesmo modo, se fosses mais belo e mais rico que todos, e até operasses maravilhas e afugentasses os demônios, tudo isso seria estranho a ti, nem te pertenceria, nem disto te poderias desvanecer. Mas numa só coisa podemos gloriar-nos: de nossas fraquezas e em carregando dia a dia a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3º Dia -  Esta Palavra do Pai, tão digna, tão santa e tão gloriosa, o altíssimo Pai enviou do céu, por seu arcanjo São Gabriel, ao seio da Santa Virgem Maria, de cujo seio recebeu a verdadeira carne da nossa humanidade e fragilidade. E, “sendo rico” acima de toda medida, preferiu todavia escolher, com sua bem-aventurada Mãe, a vida de pobreza.
Na véspera de sua Paixão celebrou a Páscoa com os seus discípulos e, tomando o pão, deu graças e benzeu-o, dizendo: “Tomai e comei:  este é o meu copo” . E tomando o cálice, disse: “Este é o meu sangue do Novo Testamento, que por vós e por muitos será derramado para remissão dos pecados”. Em seguida orou ao Pai e disse: “Pai, se for possível passe de mim este cálice”. E seu suor se tornou como gotas de sangue que corre para a terra. Abandonou porém sua vontade na vontade do Pai e disse: “Pai, faça-se a tua vontade, não se faça como eu quero senão como Tu queres”.
Ora a vontade do Pai era que seu bendito Filho glorioso que nos havia dado e o qual por nós nascera, se oferecesse a si mesmo por seu próprio sangue como oferenda de sacrifício sobre o altar da cruz, não para si mesmo, por quem foram feitas todas as coisas, mas em expiação de nossos pecados, legando-nos um exemplo para que seguíssemos as suas pegadas. E Ele quer que todos sejamos salvos por Ele e o recebamos de coração puro e corpo casto. Mas infelizmente são poucos os que o recebem e por Ele querem ser salvos, embora seja suave o seu jugo e leve o seu fardo.

4 – D. Irmãos, peçamos ao Pai que nos dê sempre paciência nos momentos de cruz; que sustente a sua Igreja na peregrinação dolorosa por este vale de lágrimas; que conforte a todos os seus filhos que sofrem, levando-os à verdadeira alegria do Espírito.

5 – L. Preces – Páginas 264 e 265 – Devocionário Franciscano

6 – Oração de São Francisco de Assis (cantada)
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erros, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ö Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

7 – Cântico das Criaturas

Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória,  a honra e todo o bendizer. A ti somente, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de sequer nomear-te. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, pois ele é dia e nos ilumina por si. E ele é belo e radiante com grande esplendor, e traz teu sinal, ó Altíssimo. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas, no céu as formastes luminosas, preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento e o ar e as nuvens, e o céu sereno e toda espécie de tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, a qual é muito útil, humilde, preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual iluminas a noite. E ele é belo, alegre, vigoroso e forte. Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sofrem em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados. Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual ninguém pode escapar. Ai daqueles que morrem em pecado mortal. Felizes os que estão na tua santíssima vontade, que a morte segunda não lhes fará mal. Louvai e bendizei a meu Senhor, e rendei-lhe graças e servi-lhe com grande humildade.

8 – Oração à São Francisco de Assis

Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o teu Filho, unindo-nos contigo na perfeita alegria.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

9 – Pai-Nosso . . .

10 – Benção de São Francisco de Assis:

 O senhor vos abençoe e vos guarde, vos manifeste sua divina face e tenha de vós misericórdia, volte a vós seu divino rosto e vos dê a Paz. O Senhor abençoe estes seus servos.

11 – Canto Final: (nº 70 - Devocionário Franciscano).
Publicado em 14.09.2013. Republicado em 15.09.2014. Paz e Bem!


0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010