Memória (Para a OFMConv.: Festa)
Nascido na Apúlia em 17 de junho de 1603, na adolescência entrou na Ordem dos Frades Menores Conventuais. Ordenado sacerdote em 1628, entregou-se de corpo e alma ao ministério sagrado.Consagrou especial devoção aos mistérios da vida de Cristo, especialmente ao Sacramento da Eucaristia e à Virgem Mãe de Deus.
Cumulou-o Deus de dons sobrenaturais. Sua vida foi assinalada por extraordinários êxtases e frequentes milagres que fizeram dele uma das figuras mais interessantes da mística cristã. Pela exuberância desses carismas celestes, teve que trocar muitas vezes de convento, a fim de evitar fanatismos populares, mas sempre brilharam nele a humildade, a paciência e uma incondicionada obediência.destacando-se também por uma grande austeridade de vida e intenso espírito de oração.
Morreu em Ózimo, no Piceno, a 18 de setembro do ano de 1663, com sessenta anos de idade. Foi beatificado em 17 de junho de 1703 pelo Papa Benedito XIV e canonizado em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
Muitas vezes chamado "irmão voador", é o padroeiro dos aviadores e passageiros de avião. Ele que se autodenominava "Irmão burro", porque tinha tido sérios problemas para estudar e superar os exames, é invocado pelos estudantes para enfrentar as provas e exames escolares.
ORAÇÃO
Ó Deus, que por disposição admirável de vossa sabedoria, quisestes atrair todas as coisas ao vosso Filho exaltado da terra, fazei que, na vossa bondade, livres dos desejos terrenos, pela intercessão e exemplo de São José de Copertino, possamos conformar-nos em tudo ao vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Novena à São José de Cupertino
Oração preparatória para todos os dias:
Gloriosíssimo São José de Cupertino, protetor dos estudantes, não desprezeis as súplicas que os dirijo implorando vosso auxilio nas provas de meus estudos.
Alcançai-me do Senhor que, como verdadeira fonte de luz e sabedoria, dissipe as trevas de meu entendimento, o pecado e a ignorância, instruindo minha língua e difundindo em meus lábios a graça de sua benção.
Dai-me agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, e no momento do exame, graça e abundancia para falar, acerto ao começar, direção ao continuar e perfeição ao acabar, se assim convém a maior glória de Deus e proveito de minha alma. Amém.
Meditar a continuação às máximas e as jaculatórias do dia que corresponda:
Primeiro Dia
Máxima: "o que tem fé é Senhor do mundo."
Jaculatória: São José de Cupertino, espelho de fé, rogai por mim.
Segundo Dia
Máxima: "quem tem esperança em todo lugar, não faz pouco."
Jaculatória: São José de Cupertino, espelho de esperança, rogai por mim.
Terceiro Dia
Máxima: "Tudo se deve fazer para voltar propicio a misericórdia divina até o próximo."
Jaculatória: São José de Cupertino, fonte do caridade, rogai por mim.
Quarto Dia
Máxima: "Em qualquer tentação, não confieis nunca em vós mesmos; mas levantando o olhar ao crucifixo, apoiarás vos inteiramente no Salvador, e logo nada temeras, que Deus não deixara de ser vos fiel se vós permaneceis com Ele."
Jaculatória: São José de Cupertino, modelo de humildade, rogai por mim.
Quinto Dia
Máxima: "A obediência é o mais eficaz exorcismo contra o demônio."
Jaculatória: São José de Cupertino, modelo de prudência, rogai por mim.
Sexto Dia
Máxima: "quem tem paciência em todo lugar, não faz pouco."
Jaculatória: São José de Cupertino, modelo de paciência, rogai por mim.
Sétimo Dia
Máxima: "Os santos não se fazem no Paraíso, senão na terra, por onde é necessário padecer neste mundo para poder gozar do Paraíso."
Oitavo Dia
Máxima: "Refúgio de pecadores, Mãe de Deus, recordai de mim."
Jaculatória: São José de Cupertino, tesouro de graça, rogai por mim.
Nono Dia
Máxima: "Sendo Vós criado para amar e servir a Deus, vos será pedida conta de se tem amado a vosso Criador."
Jaculatória: São José de Cupertino, fogueira de amor de Deus, rogai por mim.
Oracoes.info
0 comentários:
Postar um comentário