Segundo Papa da Igreja, viveu provavelmente entre os anos 10 a 77 d.C.
Quase nada se sabe a seu respeito. Era filho de Herculeanus e Claudia, nascido em Volterra, na Toscana, Itália. Teria vindo para Roma por ser ali centro dos estudos e da administração imperial. Em Roma conheceu os apóstolos Pedro e Paulo, tornando-se um dos primeiros discípulos. Fez parte do clero romano e, segundo a tradição,Pedro o teria enviado a evangelizar a França, mas por ocasião do martírio de Pedro, Lino devia estar em Roma, já que foi eleito seu sucessor, em 67.
A história diz que ele sagrou 15 bispos, os quais enviou como pregadores do Evangelho a diversas cidades da Itália; ordenou 18 sacerdotes para os novos núcleos de cristãos que surgiam em Roma. Esteve no governo da Igreja sob os imperadores Nero, Galba, Vitélio e Vespasiano.
Atribuem-se a ele as primeiras normas de disciplina eclesiástica e litúrgica, bem como a divisão de Roma em setores, ou paróquias. O papa Lino foi martirizado em Roma pelo ano 77 e, sepultado ao lado do túmulo de São Pedro. Seu nome é citado no cânon da missa, e sua memória é comemorada em 23 de setembro.
A tradição identifica o personagem Lino a quem São Paulo se refere na Bíblia em sua carta a Timóteo (2Tm 4,21), com o primeiro sucessor de Pedro na sede de Roma e, atesta que morreu mártir.
0 comentários:
Postar um comentário