SANTA EDVIGES, RELIGIOSA

sábado, 16 de outubro de 2010

O século XIII foi um dos mais fecundos de santos.
Sobressaem os grandes fundadores de Ordens: Francisco de Assis e Domingos de Gusmão;
 como luzeiros de ciência, brilham os Doutores da Igreja: Alberto Magno, Tomás de Aquino, Boaventura, Antônio de Pádua; 
 inspira-nos a santidade coroada dos reis Fernando de Castela, Luís de França e das rainhas Brígida, Isabel de Portugal, Isabel de Hungria e Edviges.

A liturgia nos propõe  à veneração, no dia 16 de outubro,
Santa Edviges:
Protetora dos pobres e dos endividados; é modelo dos três estados femininos: da virgem, da esposa e da viúva.

Nasceu na Baviera (Alemanha), cerca do ano 1174.  Dada por esposa aos doze anos ao príncipe da Silésia, Henrique I, tornou-se Duquesa de Silésia,e foi mãe de sete filhos. Levou uma vida de fervorosa piedade e dedicou-se generosamente à assistência aos pobres e doentes para os quais fundou vários albergues.

Como esposa distinguiu-se por um profundo espírito de oração, de penitência e, de caridade. Quando morreu seu marido, retirou-se ao mosteiro cisterciense fundado por ela mesma em Trebnitz (Polônia), onde sua filha Gertrudes era abadessa. Religiosa, brilhou como modelo de obediência e humildade.

 Seu exemplo nos lembra que as circunstâncias da vida são muitas vezes carregadas de presença divina para nos levar à mais alta santidade.Quando da morte de seu filho Henrique II na cruzada contra os tártaros, mostrou sua grande alma: "É a vontade de Deus e devemos submeter-nos a ela. Eu vos agradeço, Senhor, por me terdes dado um tal filho, que sempre me amou durante a vida, testemunhando-me um grande respeito e jamais me causou a mínima pena. Se bem que dejesasse vê-lo sempre com vida, sinto uma grande alegria de saber que ele derramou seu sangue por vós, meu Criador, e que está agora unido a vós no céu".
Santa Edviges dedicou toda sua vida aos pobres e infelizes, aos desamparados, aos desafortunados.
Morreu, consumida pela penitência, aos 15 de outubro de 1243, e seu corpo é venerado no convento de Trebnitz (Silésia).

Oração
Nós vos pedimos, ó Deus,onipotente, que a intercessão de Santa Edviges nos obtenha a graça de imitar o que nela admiramos, pois a humildade da sua vida serve de exemplo para todos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração a Santa Edviges (Protetora dos pobres e endividados)
Vós, Santa Edviges, que fostes na terra amparo dos pobres e dos desvalidos, socorro dos endividados, no céu onde gozais o eterno prêmio da caridade que praticastes, confiante vo-lo peço, sede a minha advogada para que de Deus eu obtenha a graça de ... e por fim a graça suprema da salvação eterna.
Pai-nosso, Ave-Maria.
(Em favor dos que trabalham para pagar dívidas contraídas e vencer dificuldades da vida, oferecer Missa e preces.)

Novena a Santa Edviges
Ó Santa Edviges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, e fostes junto aos pobres arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida, volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça ... e a de vivermos na paz e amizade de Deus. Amém.
Rogai por nós, Santa Edviges!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Deus, que ensinastes à bem-aventurada Edviges passar de todo o coração das pompas do século para o caminho humilde de vossa cruz: concedei-nos, pelos seus méritos e exemplos, que aprendamos calcar aos pés as delícias efêmeras do mundo, e abraçados à Vossa cruz, vençamos as adversidades que nos sobrevierem. Vós que viveis e reinais com Deus Pai em unidade com o Espírito Santo, Deus, por todos os séculos. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010