SÃO PAULO DA CRUZ, PRESBÍTERO, FUNDADOR DOS PASSIONISTAS

terça-feira, 19 de outubro de 2010

No dia 19 de outubro celebra-se a memória de São Paulo da Cruz.

Paulo Francisco Danei nasceu em Ovada, na Ligúria (Itália), no ano 1694.Possuía forte inclinação à piedade e às práticas penitenciais.Crescia no lar, ajudando o pai no comércio e quis alistar-se no exército da república de Veneza, para combater os turcos que ameaçavam a paz na Europa. 

Aos vinte e seis anos, aspirando à vida de perfeição, renunciou a tudo e dedicou-se ao serviço dos pobres e dos enfermos, associando a si vários colaboradores com o mesmo fim. Sentia atração especial por despertar nos fiéis o amor e a devoção à paixão e morte de Cristo. Confiou-se ao bispo de Alexandria, que após aprovação lhe deu o hábito preto com uma cruz branca sobre o peito tendo acima o santo nome de Jesus. A partir deste dia quis chamar-se Paulo da Cruz. Com o crucifixo na mão andava pelas ruas da cidade pregando sobre a sagrada paixão, causando profunda impressão e realizando comoventes conversões. 

Ordenado sacerdote, trabalhou cada vez mais intensamente pela salvação das almas. Em 1737 o papa Bento XIII deu-lhe licença de aceitar candidatos em seu noviciado, nascendo assim oficialmente uma nova congregação, a Congregação dos Clérigos Descalços da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor (dos Padres Passionistas), e depois também um ramo feminino; tinham a finalidade de firmar nos corações dos fiéis uma grande devoção à paixão e morte do Senhor Jesus, pregar missões populares visando à conversão. Além dos três votos tradicionais, castidade, pobreza, obediência, estes religiosos deviam emitir um quarto voto, obrigando-se a trabalhar pela propagação entre os fiéis da devoção à sagrada paixão.

 Estabeleceu casas da Congregação que tinha fundado (Passionistas), exercendo suas atividades com zelo apostólico, mortificando-se com duras penitências, escassa alimentação, quase só pão e água, e dormindo no chão ou em alguma tábua. Suas pregações sobre a paixão de Cristo operaram milagres nas almas dos mais empedernidos pecadores. Parecia, pregando, ser tomado todo de amor divino. Falando do amor de Jesus na Eucaristia, dos tesouros insondáveis do sacrifício da missa ou tratando da devoção de Nossa Senhora das Dores, seu rosto se transfigurava e o ardor com que falava se comunicava aos ouvintes.

 Durante quarenta anos, percorreu imensas regiões pregando missões e exercícios espirituais, dedicando-se à direção das almas.

 Seus últimos anos foram marcados pelo sofrimento.  Morreu em Roma no dia 18 de outubro de 1775, com 81 anos de idade. Foi canonizado pelo Papa Pio IX, em 1867.


ORAÇÃO
Ó Deus, o presbítero São Paulo, que fez da cruz o seu único amor, nos obtenha a vossa graça para que, estimulados pelo seu exemplo, abracemos com coragem a nossa cruz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010