SÃO SERAFIM DE MONTEGRANARO, RELIGIOSO, DA ORDEM I

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

(para a OFMCap. e OFMConv.: Memória)    - 13 de outubro

Serafim nasceu em Montegranaro, nas Marcas, Itália, em 1540. Após uma juventude cheia de trabalhos pesados,entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nos diversos conventos e ofícios a que foi destinado, viveu em constante trabalho e oração, com exemplar simplicidade e humilde serviço para com todos. Morreu em Ascoli, onde passou seus últimos anos de vida, como mensageiro da paz e do bem. Morreu em 1604 e foi canonizado por Clemente XII.

São Serafim de Montegranaro
1540-1604

Batizado com o nome de Félix, nasceu em 1540, em Montegranaro, na região das Marcas, na Itália. De família numerosa e muito pobre, era o quarto filho de Jerônimo Rapagnano e Teodora Giovannuzzi, cristãos fervorosos. Desde a infância teve de buscar o seu sustento. Trabalhou como serviçal nas casas de camponeses e aprendeu a pastorear rebanhos, exercendo essa função até os dezoito anos. Era analfabeto e como outros irmãos franciscanos seus contemporâneos, como São Pascoal Bailão e São Félix de Cantalício,  aprendeu, contemplando a natureza e na sua solidão dos campos, a elevar o espírito para Deus. 
 
Aos dezoito anos ingressou no Convento dos capuchinhos de Tolentino como irmão leigo e recebeu o nome de frei Serafim de Montegranaro, fazendo o noviciado em Jesi. Percorreu quase todos os conventos da região porque, devido à sua falta de instrução, apesar da sua boa vontade e dedicação, não conseguia cumprir satisfatoriamente as tarefas que lhe confiavam os superiores e os frades da comunidade. Mas sempre lhe eram poupadas as repreensões e os castigos, por causa de sua extraordinária bondade, pobreza, humildade, pureza e mortificação. 
 
Exerceu as mais simples funções, de porteiro e esmoleiro, sempre em contato com os mais diversos grupos de pessoas, para as quais sempre distribuía palavras piedosas, conduzindo os fiéis à misericórdia de Deus.  
A exemplo do santo fundador da Ordem, são Francisco de Assis, amou a natureza e através dela seu coração era conduzido a Deus. Em 1590, finalmente, estabeleceu-se no Convento de Ascoli Piceno. Os habitantes da cidade afeiçoaram-se tanto ao singelo frade Serafim que, em 1602, quando souberam que seria transferido, as autoridades escreveram aos superiores capuchinhos e impediram a sua partida. E não foi só nessa ocasião, nas outras tentativas também. Assim, o querido e respeitado frade Serafim permaneceu em Ascoli Piceno até morrer. 
 
Era um verdadeiro mensageiro da paz e do amor de Cristo, sua palavra ou a sua simples presença exercia uma ação enorme em todas as pessoas: acalmava os ânimos, extinguia ódios. Viveu em oração, humildade, penitência e trabalho. 
 
Deus encarregou-se de o ajudar, suprindo-o, nas suas capacidades, na cozinha, na portaria, no quintal, no ofício de esmoleiro, com os dons da cura, de penetrar os corações, de confortar as almas de um modo especial,  enquanto Serafim,  mantinha-se sempre contente por amar a Deus, estudando como ninguém os seus dois livros:o crucifixo e o terço de Nossa Senhora. 

Tinha 64 anos de idade e já a sua fama de santidade se espalhava por 
toda a região de Ascoli. Pediu então o Viático quando ninguém imaginava que estivesse próxima a sua morte. Veio a morrer no dia 12 de Outubro de 1604. Depois de ter expirado, com a maior simplicidade, até na sua morte, a voz do povo logo o começou a chamar santo.


Foi canonizado pelo papa Clemente XIII em 1767.
 O papa Paulo V autorizou, pessoalmente, que se acendesse uma lâmpada junto da sua sepultura, em 1605.
A festa de são Serafim de Montegranaro ocorre na data de sua morte.


N.B.  Sendo que no Brasil se celebra no dia 12 de outubro a festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, a memória de São Serafim de Montegranaro é feita no dia 13.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010