BEM-AVENTURADO GUIDO MARIA CONFORTI, BISPO, FUNDADOR, 5 DE NOVEMBRO

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Guido Maria Conforti(1865-1931)
Fundador da Congregação dos Missionários Xaverianos

Guido Maria Conforti nasceu a 30 de março de 1865, em Ravadese, província de Parma, norte da Itália. Filho de pais muito piedosos, foi educado no amor a Deus e ao próximo. Ainda criança, um enorme crucifixo numa igrejinha a caminho da escola marcou sua vocação missionária: "Eu olhava para ele e ele olhava para mim, e parecia-me dizer muita coisa".  Concluiu o estudo elementar com irmãos das escolas cristãs. Nessa oportunidade, seu pai compreendendo que o sonho de ver o filho dirigindo os negócios agrícolas da família jamais seria realizado, Guido tinha vocação para a vida religiosa, incentivou o filho a ingressar no seminário.

 Lá, após ler a biografia de são Francisco Xavier, foi a vez de Guido abraçar um sonho: ir para a China, continuar a missão do santo. 

Aos dezessete anos de idade, a epilepsia quase o impediu de continuar. Rezou para Nossa Senhora com muita fé e obteve a graça para superar a doença. Em 1888, recebeu a ordenação sacerdotal. Mas foi designado para professor do seminário e depois nomeado vice-reitor. O sonho das missões no Oriente teve que permanecer adormecido no seu coração.

Aos vinte e oito anos, quando Guido Conforti já era cônego da catedral de Parma, decidiu que era hora de executar seu sonho. Após dois anos, em 1895, devido à falta de recursos, fundou a Congregação dos Missionários Xaverianos para a Evangelização dos Não-Cristãos, hoje chamado apenas de Instituto Xaveriano. Nessa época, seu pai morreu e toda a herança que recebeu aplicou na sua Obra. Comprou uma casa, onde abrigou os primeiros dezessete seminaristas. Não precisou aguardar muito, pois em março de 1899 os dois primeiros xaverianos seguiram em missão para a China. Pouco depois, em 1902, o próprio fundador emitiu os votos religiosos e recebeu o hábito dos xaverianos, em Roma, para dedicar-se somente às missões.

Entretanto qual não foi sua surpresa ao ser nomeado pelo Papa Leão XIII, Arcebispo de Ravena. Obediente, Guido Conforti assumiu o posto. Um ano depois, por motivos de saúde, pediu à Santa Sé para renunciar ao cargo e voltou para Parma, onde trabalhou na consolidação da sua Obra.

Ocorre que o carisma do Instituto atendia plenamente os anseios da Igreja, que nesse período estava instalando a prefeitura apostólica de Honan, na China. Foi então que a Santa Sé confiou essa administração ao Instituto Xaveriano, em 1906. Desde então, pequenos grupos de missionários xaverianos começaram a seguir para o Oriente.

Em 1907, Guido Conforti foi novamente solicitado para o serviço episcopal. Agora, como auxiliar do bispo de Parma, depois como seu sucessor. Administrou a diocese por vinte e cinco anos, numa intensa atividade: foram dois sínodos e cinco visitas pastorais nas trezentas paróquias. Enquanto isso o Instituto também se expandia por toda a Itália.

A alegria estampava o rosto do fundador, quando, em 1912, na condição de bispo de Parma, ele consagrou, naquela catedral, o primeiro bispo xaveriano, Luigi Calza, nomeado para Cheng-Chow, na China. O Instituto consolidava-se cada vez mais no mundo. Mas para que a Obra ficasse completa, ele criou, junto com padre Paulo Manna, a União Missionária do Clero, sendo eleito o primeiro presidente.

Aos seus missionários dizia:"A evangelização é o maior problema da Igreja, que requer uma solução imediata, pois todos os povos têm direito à Redenção. Cristo Jesus afirmou querer chamar ao seu aprisco todas as ovelhas dispersas sobre a face da terra".
Guido Conforti viajou só uma vez para a China, em 1928, para visitar e encorajar os seus filhos xaverianos. Depois de algum tempo, morreu, com apenas sessenta e seis anos, no dia 5 de novembro de 1931.
 Sua Obra floresceu em 1945, quando foi fundado o Instituto das Missionárias de Maria, ou xaverianas, pelo padre Giacomo Spagnolo e a leiga Celestina Bottego. 

 Atualmente, os xaverianos e as xaverianas  trabalham em vários países de todos os continentes, inclusive no Brasil. 

Foi proclamado bem-aventurado no dia 17 de março de 1996,
pelo papa João Paulo II.É celebrado no dia de sua morte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010