SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI, PRESBÍTERO, DA ORDEM I , 27 DE NOVEMBRO

domingo, 28 de novembro de 2010


"O Senhor me ungiu e me enviou para levar a boa-nova aos pobres". (Is 61, 1-3)

"Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações", afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.

São Francisco Antônio Fasani nasceu a 6 de agosto de 1681 em Lucera, Itália. Admitido ainda jovem entre os Frades Menores Conventuais, professou em 1696 e recebeu a Ordenação Sacerdotal a 19 de setembro de 1705. Doutourou-se em Teologia, tornando-se exímio pregador, modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas, destacando-se por uma vida íntegra, pelo zelo sacerdotal e exemplo de austeridade, tendo se dedicado em Lucera e nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal, colhendo abundantes frutos de conversão e renovada vida cristã.

 Foi Ministro Provincial e Superior do convento de Lucera, no verdadeiro sentido franciscano, servo de todos, caridoso, compreensivo, mas exigente quanto à observância da Regra e à pobreza, renovando toda a vida de seus irmãos, sendo ele próprio exemplo. Propagou a devoção à Virgem Maria.

 Verdadeiro amigo do seu povo, foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, conselheiro iluminado e prudente,  guia sábio nos caminhos do Espírito, caridoso e defensor dos pobres,  órfãos, enfermos e encarcerados, merecendo o título afetuoso de "Pai Mestre", ainda hoje usado pelo povo de Lucera. Faleceu em Lucera aos 29 de novembro de 1742 e foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 por Pio XII, e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II.


ORAÇÃO - Ó Deus, que tornastes São Francisco Antônio um Exemplo de Perfeição seráfica e exímio pregador do Evangelho, concedei-nos, por seus méritos e por sua intercessão, ardentes no amor e eficazes nas boas obras, alcançar também o prêmio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010