SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL, MÃE, VIÚVA, RELIGIOSA, FUNDADORA, 10 de dezembro

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Modelo de perfeição evangélica em todos os estados de vida:
Foi uma jovem, modelo de pureza e de piedade; foi esposa e mãe fiel e pressurosa; foi viúva serena e operosa; foi Irmã religiosa exemplar;  e, foi fundadora de uma família religiosa. 

Joana Frémiot nasceu em Dijon, França,em 1572. Sua mãe faleceu quando ela era ainda criança e dela sentiu muita falta. O pai, presidente da Câmara dos Vereadores de Dijon, homem de caráter íntegro, sofreu perseguições, enfrentando pobreza e humilhações por motivos políticos, superados pela profunda fé vivida pela família. Conta-se um episódio interessante de Joana, aos cinco anos de idade: Num dia quando o pai discutia com um pastor calvinista que negava a presença real de Cristo na Eucaristia, a menina, sem rodeios, declarou ao herege: "O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que ele falou, fazeis dele um mentiroso". O pastor para agradá-la deu-lhe um presente, que ela jogou no fogo dizendo: "Assim queimarão no inferno os hereges que não acreditarem no que Jesus Cristo disse". 

Aos vinte anos casou-se com o barão de Chantal e foi mãe de seis filhos, os quais educou na piedade. Foi um matrimônio feliz, até que o marido foi morto acidentalmente numa caçada, dando nova direção à sua vida. Ficando viúva, levou uma admirável vida de perfeição, sob a direção de São Francisco de Sales, praticando, de modo especial, as obras de caridade para com os pobres e doentes. 

Em 1610 sob a orientação do santo bispo Francisco e, enfrentando graves e dolorosas  oposições por parte do velho pai, dos filhos e parentes, fundou  a Ordem da Visitação, com o primeiro convento em Annecy, sob o título de Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Por 30 anos, Joana entregou-se de corpo e alma às atividades do novo instituto, que governou com sabedoria, tornando-se modelo de observância. 

Morreu em Moulins, a 13 de dezembro de 1641, deixando oitenta e três conventos por ela fundados e animados à santidade.  A memória litúrgica de Santa Joana de Chantal, no Brasil, foi colocada no dia 9 de dezembro, por decisão da CNBB, em 1983.

ORAÇÃO
Ó Deus, que ornastes de grandes méritos a santa Joana Francisca de Chantal nos diversos estados de vida, concedei-nos, por suas preces, corresponder fielmente à nossa vocação e ser em todas as circunstâncias um exemplo para todos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010