SÃO PEDRO CANISIO, PRESBÍTERO, RELIGIOSO, DOUTOR DA IGREJA - 21 DE DEZEMBRO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Recebeu do Papa Leão XIII o honroso título de segundo apóstolo da Alemanha, pois lutou com todas as forças para recolocar o catolicismo nas partes da Alemanha que haviam aderido ao protestantismo e conservar as regiões ainda fiéis à Igreja Católica. Típico santo da Contra-Reforma, trabalhou incansavelmente durante muitos anos, pela pregação e pelos escritos, na defesa e fortalecimento da fé.

Nasceu na Holanda, Nimega, em 1521.  De família rica, estudou direito e letras na universidade de Colônia. Gostava de passar o tempo livre no mosteiro dos Cartuxos, mas ninguém suspeitava que ele carregava o silício. A leitura dos exercício espirituais escrito por Santo Inácio, causou uma reviravolta na vida de Pedro, que tendo conhecido São Pedro Faber, um dos companheiros de Santo Inácio na fundação da Companhia de Jesus, pediu admissão na Ordem  e, foi o oitavo que emitiu os votos solenes. 

Ordenado sacerdote em 1546, desde cedo voltou seu interesse para o destino da Igreja da Alemanha, conseguindo a deposição do arcebispo de Colônia, que apoiava a nova heresia.

Tendo participado como teólogo no Concílio de Trento, lá encontrou-se com o santo fundador Inácio de Loiola, que lhe entregou a missão de recuperar a Alemanha para a Igreja Católica, o que ele fez por 45 anos, até a sua morte. Várias vezes cruzou a pé toda a Alemanha e Suíça. 

Sacerdote de profunda espiritualidade, homem corajoso e suave, humilde e douto.
Possuía uma enorme cultura teológica, zelo, e operosidade, mas também possuía um espírito pacífico e conciliador. Foi pregador, escritor, organizador. Como apologista nunca foi um fanático defensor da fé, deixando-se conduzir pelo amor ao próximo. Foi superior provincial dos jesuítas na Alemanha, fundando colégios e universidades jesuítas em várias cidades. Foi encarregado de várias e delicadas missões diplomáticas junto a bispos e príncipes, em nome da Santa Sé.


Escreveu obras de erudição e catequéticas, adaptando o ensino à capacidade dos pequenos e dos grandes. A suma da doutrina cristã, teve três redações diferentes, destinadas à juventude universitária, manual de pastoral para sacerdotes, catecismo para o povo simples; Controvérsias, destinada à pessoas cultas, trata-se de obra histórica das origens do Cristianismo.


Ocupava o seu tempo na oração e penitência. Morreu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597, com 76 anos de idade , tendo passado os seis últimos anos de vida imobilizado devido a uma congestão cerebral. Recebeu do Papa Pio XI, o título de doutor da Igreja, em 1925. 


ORAÇÃO
Ó Deus que, para a defesa da fé católica, destes ao presbítero São Pedro Canísio saber e coragem, concedei a todos os que vos procuram a graça de vos encontrar, e aos que crêem em vós, a perseverança na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1 comentários:

Anônimo disse...

ele(sao x) criou os ceus e a terra?-NAO ele(sao x)morreu em uma cruz?-NAO so porque ele lutou contra o protestanismo e defendendo o catolicismo que ele é santo O MEU SANTO É SÓ JESUS QUE MORREU POR NOS EM UMA CRUZ A ELE SIM É TODA A HONRA E TODA A GLORIA!!!!

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010