Bispo da Igreja de Alexandria entre os anos 312-326. Segundo uma tradição o Cristianismo entrou em Alexandria com o evangelista Marcos, teria sido o primeiro bispo daquela sede. Alexandria era uma cidade que já possuía uma forte e numerosa colônia judáica alguns séculos antes de Cristo e foi lá que se deu a famosa tradução dos "Setenta", uma tradução da Sagrada Escritura (Antigo Testamento) do hebráico para o grego, já
antes de Cristo.
O bispo Alexandre combateu a primeira grande heresia, o arianismo, que ele viu nascer durante o seu bispado. Um sacerdote da Igreja de Alexandria, de nome Ario, começou a espalhar entre os fiéis, os monges e os padres, uma doutrina que afirmava que somente o Pai pode ser chamado Deus, que Cristo é inferior ao Pai, distinto por natureza do Pai e, portanto, criatura, excelente e superior às demais, mas não divina nem eterna. Mesmo tendo sido admoestado várias vezes pelo bispo Alexandre, Ario continuava a divulgar sua doutrina. Alexandre convocou um sínodo com mais de cem bispos, que examinaram e reprovaram a doutrina, como contrária ao Evangelho e à tradição da Igreja. Ario no entanto, não acatou esta decisão e procurava aprovação em outras Igrejas e com outros bispos, alastrando a heresia, de modo assustador.
O patriarca Alexandre tomou uma nova atitude; enviou uma carta ao Papa Silvestre expondo a situação e sugerindo a convocação de um concílio ecumênico, que foi realizado em Nicéia, Ásia Menor, em 325. Neste concílio teve ajuda do próprio imperador Constantino, que, considerando a importância da união e da paz na Igreja para a paz política do Império, favoreceu a convocação do concílio, cedendo as carruagens do Império para o
deslocamento dos bispos.
No Concílio de Nicéia, o bispo Alexandre foi a figura de destaque junto com os representantes do papa, acompanhado por seu fiel diácono, Atanásio, que viria a ser seu sucessor na sede episcopal de Alexandria e o grande defensor da doutrina de Nicéia. Esta doutrina está formulada no Credo que rezamos na celebração eucarística. De Cristo se afirma: "Filho Unigênito do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai". O Concílio de Nicéia declarou
herética a doutrina de Ario.
De Alexandre conservam-se várias cartas de grande importância histórica e doutrinal sobre o início da heresia ariana.
Um ano após o Concílio de Nicéia, o bispo Alexandre faleceu em sua sede episcopal, no dia 26 de fevereiro de 326, sendo sucedido por seu
discípulo Atanásio.
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