SETE FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS - 17 DE FEVEREIRO

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Sete santos fundadores da Ordem dos Servitas - séculos XIII e XIV
Deus age nas pessoas que lhe abrem sua vida. Os Fundadores dos Servitas foram sete leigos da cidade de Florença, Itália, que se retiraram para o Monte Senário, perto de sua cidade, em resposta a Deus que os chamava a consagrar-se a Ele na vida de oração e penitência, tendo como guia e modelo a Virgem Maria. Dessa disponibilidade ao Senhor, nasceu a Ordem dos Servos de Maria, reconhecida oficialmente pela Igreja em 1304.

 Interessante percebermos o contexto do surgimento desta ordem. No século XII e XIII, predominava uma burguesia anticristã na vivência, porque dizer que é cristão, que é católico, não é difícil, mas vivenciar e testemunhar o amor a Cristo, à Igreja e aos pobres, só com muito esforço e muita graça do Senhor.
Providencialmente, Deus, em sua misericórdia, foi suscitando vários santos como verdadeiros caminhos da fé e da felicidade, e movimentos de vivência radical do Evangelho como os Humilhados, os Pobres Lombardos, os Valdenses e os suscitados por São Francisco de Assis e Domingos de Gusmão. 

Também o grupo dos "Sete Jovens Cavalheiros", que renunciando aos trajes vistosos, ao porte de armas e aos cavalos, queriam viver o compromisso cristão de pobreza, humildade e caridade. Pertenciam às famílias mais tradicionais e aristocráticas de Florença, e abandonaram suas atividades para buscar a santidade na imitação de Nossa Senhora, venerando e pregando em particular as dores da Mãe de Deus.
Eram eles, Bonfílio Monaldi,  Bonaiuto Manetti,  Manetti del'Antella, Amandio Amidei, Ugoccio Ugoccioni, Sostenio de Sosteni e Aleixo Falconieri, que ficou como irmão religioso, enquanto os demais se ordenaram sacerdotes. Dedicaram-se a viver juntos, vestindo hábito preto, consagrados à contemplação, à assistência aos pobres e doentes unida à vida intensa de apostolado da difusão do culto e da espiritualidade mariana. Sua pregação difundindo-se pela Itália e o ambiente eremítico que souberam criar, deu origem à Ordem dos Servitas, sob a regra de Santo Agostinho.

Faleceram um após outro, com fama de santidade, o último deles, Aleixo, com cento e dez anos. A memória dos sete foi reunida numa só celebração neste dia, aniversário da morte de Aleixo Falconieri, um dos fundadores, 
no ano 1310.


A Ordem difundiu-se sobretudo através de São Filipe Benício (22 de agosto). Estão também presentes no Brasil onde abriram vários conventos e dirigem a Missão de Rio Branco, Acre. 

Foram canonizados pelo Papa Leão XIII, em 1888.

 
Oração, penitência e renúncia são percebidos na vida dos santos e, são comuns, porque brotam da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e estão presentes no Evangelho que a Igreja de Cristo prega.


ORAÇÃO
Inspirai-nos, ó Deus, a profunda piedade dos Fundadores dos Servitas que se distinguiram pela devoção à Virgem Maria e a vós conduziram o povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010