SANTO AMBRÓSIO DE SENA, RELIGIOSO DOMINICANO, PREGADOR - 20 DE MARÇO

domingo, 20 de março de 2011


Nasceu no ano  1220, em Siena, célebre cidade medieval do centro da Itália, famosa por outros dois grandes santos: santa Catarina e são Bernardino. Nasceu no soberbo castelo dos Sansedoni, perto da sede municipal.

 A família logo se entristeceu, pois o menino tinha o corpinho tão deformado que causava horror e foi entregue aos cuidados de uma ama que deveria conservá-lo longe do castelo, pois a família se envergonhava da sua condição. Esta, uma mulher piedosa e de muita fé, cuidou dele com carinho e afeição. Todos os dias, com o pequeno nos braços ia à igreja do Convento de Santa Maria Madalena, e rezava com fervor para que ele fosse curado. A tradição diz que um dia na igreja a enfermeira cobriu a face do bebê com um lenço e um peregrino que estava por perto disse a ela: "não cubra a face desse bebê. Ele será, um dia, o orgulho desta cidade". Pouco tempo depois,  a criança esticou seus membros deformados, tornando-se normal, perfeito, podendo voltar para o seu castelo.

 Ambrósio era uma criança piedosa, que se levantava a noite para orar e meditar. Na idade de 7 anos, já recitava de cor o Pequeno Oficio da Virgem. Cresceu estudioso, virtuoso, e sobretudo caridoso,  mesmo quando jovem, já trabalhava com os pobres, os doentes e os abandonados. 

Aos 17 anos resolveu entrar na Ordem Dominicana, recém-fundada por São Domingos, sem que os pais se opusessem, pois consideravam o filho um milagre vivo. 
 
Recebido o hábito, foi estudar em Paris com Santo Alberto Magno, e teve como  companheiros Pedro de Tarantasia, que mais tarde foi eleito Papa Inocêncio V, e o amigo Tomás de Aquino, também Dominicano, com os mesmos ideais de santificação e zêlo apostólico. Enquanto Tomás dedicou-se quase exclusivamente ao ensino e a escrever, tornando-se o maior teólogo de todos os tempos e Doutor da Igreja,  Ambrósio dedicou-se à pregação. 

Foi um dos maiores pregadores de seu tempo. Trabalhou em missões de paz com grande sucesso. Evangelizou grande parte da Alemanha, França e Itália, e conseguiu  a pacificação de partidos opostos na sua cidade. Era admirado e procurado por bispos, príncipes e até papas, para delicadas missões. Aliada à pregação, demonstrava uma profunda piedade e vida interior, o que atingia os corações, levando a numerosas conversões. 


Santo Ambrósio morreu exercendo sua missão de pregador, em sua cidade natal, em 20 de março de 1286.  Durante um ardente sermão, rompeu-se-lhe uma veia no peito, vindo a morrer de hemorragia interna. Foi muito honrado na cidade, e logo venerado, e o quiseram eleger patrono da cidade, junto com Santo Ansano. O papa Clemente VIII, em 1597, fez incluir no Calendário da Igreja, o Beato Ambrósio Sansedoni de Sena, para ser venerado no dia de sua morte.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010