Foi um dos
"heróis"da nossa fé Cristã Católica, a vítima mais ilustre da
perseguição dos visigodos, arianos que invadiram a Espanha Cristã, pelo ano
450.
Santo Hermenegildo (ca.564 - Tarragona, 13 de abril de 585) era espanhol, filho do rei dos
visigodos, Leovigildo, que queria a unificação da Espanha tanto política
como religiosa, obrigando a todos a abraçarem o arianismo. Este educou os
dois filhos Hermenegildo e Recaredo no arianismo imperante entre os visigodos da Península Ibérica de então (ao contrário da população hispano-romana, que era maioritariamente católica).
Ainda muito jovens os irmãos foram associados ao trono do pai que nomeou-os respectivamente
príncipes de Sevilha e de Toledo. Com 15 anos Hermenegildo casou-se com a princesa franca Ingunda, filha de Sigeberto I e de Brunilda, numa tentativa de aproximar as relações iniciadas pelo primeiro casamento do seu pai.Nomeado governador da Bética, por influência da sua esposa e do bispo católico Leandro de Sevilha, chegou rapidamente à conversão. Por este motivo teve que enfrentar o rei, causando uma contenda militar, que terminou com sua captura e execução. O pai, desgostoso com a conversão do filho, ameaçou-o com a cassação do seu cargo se não voltasse à fé ariana. Este com firmeza e respeito respondeu: "Não me custa renunciar à coroa terrestre quando tenho garantida a celeste".
As suspeitosas relações de Hermenegildo com o governador da província bizantina da Hispânia aumentaram a tensão entre pai e filho, agravada pelos conflitos entre arianos e católicos, somados à intransigência da nova esposa de Leovigildo, Gosvinta, degenerando em luta armada. Hermenegildo , que contava com o apoio dos bizantinos, viu-se em inferioridade tática, quando estes fizeram aliança com Leovigildo por uma quantia em ouro; em 583 foi cercado em Sevilha, resistindo por mais de um ano, fugindo mais tarde para Córdova onde foi capturado pelas forças de seu pai.
Hermenegildo vencido e humilhado, prostrou-se aos pés do pai implorando perdão, mas este apesar da promessa ao filho de que o trataria com dignidade e clemência, mandou-o a ferros para Tarragona, tentando com todos os esforços reconduzí-lo ao arianismo. Enfim, pela sua dureza de coração e em nome do Arianismo, decretou a sentença de morte do filho. Ingunda escapou para o norte da África e pediu asilo ao imperador Maurício de Bizâncio, mas faleceu durante a viagem; seu filho Atanagildo foi entregue à avó materna, por ordem do imperador.
Santo Hermenegildo ao se ajoelhar diante dos algozes, deu graças a Deus e permaneceu em oração enquanto sua cabeça era cortada. Era o dia 13 de abril de 585. A santa morte do filho e o sangue derramado, trouxeram ao pai o arrependimento e ele acabou convertendo-se a Jesus verdadeiro Deus e homem, trazendo de volta a paz à Igreja da Espanha.
Embora não se conservem relatos independentes dos fatos, os Diálogos de Gregório I asseveram que Hermenegildo rejeitou a oferta de perdão do pai por fidelidade à fé católica, e que em consequência disso foi decapitado no Domingo de Páscoa de 585. A pedido de Filipe II de Espanha, o Papa Sisto V canonizou-o no milésimo aniversário de sua morte, em 1585, como mártir da Igreja Católica e é o patrono dos convertidos.
|




0 comentários:
Postar um comentário