SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Ide, e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei" (Mt 28, 19-20).

A Igreja celebra no dia 21 se setembro a festa de São Mateus , apóstolo e evangelista.


Mateus é na verdade aquele conhecedor da Escritura  que compreendeu tudo o que diz respeito ao Reino de Deus, e “é como o proprietário que tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13,52). Possuía certa cultura, era arrecadador de impostos (publicano) em Cafarnaum, uma das cidades mais florescentes da Palestina, situada à beira do lago de Genesaré, cidade onde nasceu.
Jesus mostrou grande simpatia pela cidade de Cafarnaum, aí doutrinou freqüentemente e realizou muitos milagres. Aí o Evangelho  apresenta Mateus pela primeira vez:

Numa das ocasiões em que Jesus tinha pregado na praia de Cafarnaum, passou diante de Mateus, olhou-o e lhe disse:  “Segue-me”!  Levi, como se chamava, levantou-se imediatamente, abandonou o rendoso negócio, mudou de nome e de vida.
Tal decisão supõe-se que não tenha sido fruto de um entusiasmo improvisado. Provavelmente teria tomado tal resolução devido ao que vira e ouvira sobre Jesus, tendo  o convite de Jesus  posto fim às últimas dúvidas sobre como orientar sua vida futura. Segundo São Beda, Levi se converteu porque aquele que o chamou pela palavra lhe tocou o coração pela graça divina.

Mateus, nome hebraico que significa “dom de Deus”.
Mateus oferece um banquete de despedida aos amigos e colegas; Jesus e os outros apóstolos estão entre os convidados. Os fariseus e os escriba acusam Jesus: “Este homem anda com publicanos e pecadores e senta-se à mesa com eles”. Jesus, ao ouvir isto, responde: “Não são os sãos mas sim os doentes que necessitam de médico. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
Além disso o Evangelho nada mais diz sobre Mateus, apenas menciona seu nome na lista dos doze. Diz a Tradição que depois de ter pregado o Evangelho na Palestina por vários anos, com a dispersão dos Apóstolos, foi pregar na Etiópia, onde morreu mártir. Realmente, a Igreja copta da Etiópia se ufana de ter sido fundada pelo apóstolo São Mateus, porém é muito incerta a notícia.

Nos primeiros 20 anos da Igreja primitiva, a pregação da Boa-Nova era feita oralmente, conforme a ordem de Jesus: “Ide e pregai...”Com a necessidade de fixar os ensinamentos principais em narrações, Mateus escreveu o Evangelho em língua hebraica, reunindo principalmente as provas de que Cristo era o verdadeiro Messias, escreveu para os judeus-cristãos, insistindo no messianismo de Cristo e na realização perfeita das profecias do Antigo Testamento, apresentando provas de que Cristo era verdadeiramente Deus.

O Evangelho de Mateus é o Evangelho do “Reino de Deus”, do cumprimento em Cristo da Antiga Aliança. É o Evangelho das Bem-aventuranças e do Sermão da Montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal, que por sua simplicidade e elevação, pela beleza moral de suas noções sobre a fidelidade, a confiança em Deus, a caridade, constitui uma das sínteses dentro do Evangelho, que nos permite maior aproximação ao caráter e à pessoa de Cristo. É o Evangelho da “Igreja”,  fundada sobre a rocha que é Pedro e do seu mistério.
A liturgia sempre o utilizou de modo particular.

Nada se sabe, além disso, de historicamente certo a respeito do apostolado de Mateus, nem das circunstâncias de sua morte ou martírio.

Com a Liturgia das Horas, rezemos: 
Hino 
Tu, que hoje reinas na glória,
cumprida a tua missão,
lembras um Deus que ainda chama,
que nos convida ao perdão.

Levi, da banca do imposto,
chama-te o Cristo que passa:
reserva-te outras riquezas,
infensas ao fogo e à traça.

Por seu apelo movido,
a tudo dizes adeus;
serás apóstolo agora,
 terás por nome Mateus.

Entesourando as palavras
e as ações do teu Senhor,
seu testemunho rediges:
a Boa-Nova do amor.

Mas, ao pregar Jesus Cristo
sobretudo entre o teu povo,
em odre antigo colocas
vinho melhor, vinho novo.

Ó evangelista e apóstolo, 
agora mártir Mateus,
dá que possamos contigo
reinar na glória de Deus.

ORAÇÃO
Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(Publicado em 21.09.2010, atualizado em 21.09.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010