SÃO VENCESLAU, REI, MÁRTIR, 28 DE SETEMBRO

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Venceslau (Boêmia, 907-935), amigo dos pobres, conservou íntegra sua vida apesar do ambiente corrupto da corte e, em seu governo, mostrou-se solícito pelo progresso social e religioso do povo, governando com moderação e justiça.

São Venceslau, duque da Boêmia, era filho primogênito do rei da região conhecida como Boêmia, e herdeiro do trono
Seu pai e sua avó eram cristãos fervorosos e sua mãe era pagã, inimiga da religião, mulher ambiciosa.Venceslau fora educado pela avó dentro dos padrões da piedade e da moral cristã e, era muito religioso, de bons costumes, caridoso para com os pobres. Seu irmão mais novo, Boleslau, foi educado pela mãe, no paganismo, tornando-se violento ambicioso e ímpio.

Ao morrer o pai, sendo Venceslau ainda menor, sua mãe Draemira assumiu o reino. Foi um tempo difícil, tanto para o povo quanto para a própria religião católica. Draemira logo providenciou a volta do reino ao paganismo expulsando os missionários católicos. A situação do reino tornou-se de confusão e revolta. 
Com o passar do tempo,  influenciado e apoiado por poderosos nobres do reino, Venceslau assume o principado através de um Golpe de Estado, no ano 925. Seu reinado foi caracterizado por ser voltado aos pobres. Durante oito anos governou seu povo com sabedoria, justiça e brandura, exemplo de moderação e tino administrativo, além de promover o cristianismo através de missionários católicos e monges beneditinos. Foi um rei admirado por todos e, tornou-se um exemplo a ser seguido. O mundo cristão até hoje o tem como protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, um verdadeiro pai para as viúvas e órfãos.

Na história do Cristianismo conhece-se poucos exemplos de virtude e caridade em príncipes como Venceslau. Conservou a pureza de corpo e de espírito até a morte. Consagrava muitas horas à oração e, na Quaresma, em espírito de penitência, altas horas da noite visitava descalço as igrejas da cidade. Durante a noite também visitava os presos, consolando-os e dando-lhes esmolas; ele próprio levava lenha para as famílias pobres. Era tido nas cortes européias como "O Príncipe Santo".

Por ocasião do nascimento do primeiro filho de Boleslau, seu irmão, o príncipe foi convidado para um banquete em comemoração a seu sobrinho. Após o banquete, encontrando-se Venceslau recolhido em oração na capela, o próprio irmão o apunhalou pelas costas.

Era o ano 935. Suas palavras antes de morrer foram: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito". A justiça divina logo se fez sentir: A mãe morreu tragicamente, poucos dias depois e, Boleslau foi julgado e sentenciado pelo imperador Otão.

Logo em seguida à sua morte o povo já o venerava como santo e mártir.Venceslau tornou-se depois herói nacional e religioso dos tchecos. Foi o primeiro eslavo a receber as honras da canonização. 

ORAÇÃO
Ó Deus, que inspirastes ao rei e mártir são Venceslau preferir o reino do céu ao da terra, dai que, por suas preces, saibamos renunciar a nós mesmos e seguir-vos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(Publicado em 28.09.2010, atualizado em 28.09.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010