Igreja: ‘casa da alegria’ e não ‘refúgio’ de gente triste

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cidade do Vaticano, 15 dez (SIR) – O Papa Francisco destacou hoje no Vaticano a importância da alegria para os católicos, em particular na preparação para a celebração do Natal, pedindo que a Igreja evite ser um “refúgio” de pessoas tristes.
“A mensagem cristã denomina-se ‘evangelho’, isto é ‘boa nova’, um anúncio de alegria para todo o povo: A Igreja não é um refúgio para gente triste, a Igreja é a casa da alegria, os que estão tristes encontram nela a verdadeira alegria”, disse, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a reza do Ângelus, que enfrentaram também uma pancada de chuva. “Quando um cristão se torna triste, quer dizer que se afastou de Jesus, mas nesse momento não o podemos deixar só, é preciso rezar por ele e fazê-lo sentir o calor da comunidade", acrescentou.

A catequese do Papa partiu da celebração do terceiro domingo do tempo litúrgico de Advento, denominado ‘gaudete’ (alegrai-vos), no qual ressoa “um convite a alegrar-se, porque o Senhor está próximo”. “Como uma mãe, a Igreja encoraja-nos a prosseguir com confiança o itinerário espiritual para poder celebrar com renovado entusiasmo a festa do Natal”, explicou.

Francisco elogiou a “coragem” dos que se deslocaram ao Vaticano apesar da chuva e cumprimentou as crianças de Roma, que ali estavam para a tradicional bênção dos ‘bambinelli’, as imagens do menino Jesus que vão depois colocar nos presépios, em casa. “Queridas crianças, quando rezardes diante do vosso presépio, lembrai-vos também de mim, como eu me lembro de vós. Muito obrigado e bom Natal”, disse.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010