MEDITAÇÃO: Vinde, nações todas, ao batismo que confere a imortalidade.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Do Sermão sobre a Santa Teofania, atribuído a Santo Hipólito, presbítero
(Nn. 2. 6-8. 10: PG 10, 854. 858-859. 862)            (Séc. III)

A água e o Espírito
Jesus veio até João e foi batizado por ele. Ó fato realmente admirável! A torrente infinita que alegra a cidade de Deus é lavada por um pouco d’água. A fonte inesgotável e perene que gera a vida para todos os homens é coberta por um pequeno e passageiro curso d’água.
Aquele que está presente sempre e em toda parte, que é incompreensível aos anjos e invisível aos homens, vem receber o batismo por sua própria vontade. Então o céu se abriu e fez-se ouvir uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado’ (Mt 3,16.17).
O amado gera o amor e a luz imaterial, a luz inacessível. É este o que chamam filho de José e é também meu Filho único segundo a essência divina.
Este é o meu Filho amado. Tem fome e alimenta multidões inumeráveis; afadiga-se e alivia os fatigados; não tem onde reclinar a cabeça e tudo sustenta com suas mãos; sofre e dá remédio a todos os sofrimentos; é esbofeteado e dá liberdade ao mundo; transpassam seu lado e ele cura o lado de Adão.
Prestai-me toda a atenção: quero acorrer ao manancial da vida e contemplar a fonte de onde jorram os remédios da salvação.
O Pai da imortalidade enviou ao mundo seu Filho imortal, seu Verbo, que veio ao encontro dos homens para purificá-los na água e no Espírito; e a fim de gerá-los novamente para a incorruptibilidade da alma e do corpo, infundiu-nos o Espírito de vida e revestiu-nos com uma armadura incorruptível.
Se o homem, pois, tornou-se imortal, também será divinizado. E se de fato é divinizado pela água e o Espírito Santo, mediante o banho da regeneração, também será herdeiro com Cristo depois da ressurreição dos mortos.
Por isso proclamo com voz forte: Vinde, nações todas, ao batismo que confere a imortalidade. Esta é a água, unida ao Espírito, que irriga o paraíso, fertiliza a terra, dá crescimento às plantas e faz os seres se reproduzirem. Em resumo, esta é a água pela qual os homens recebem nova vida, com a qual o Cristo foi batizado e sobre a qual o Espírito Santo desceu em forma de pomba.
Quem desce com fé a esse banho de  regeneração, renuncia ao demônio e entrega-se a Cristo; renega o inimigo e proclama que Cristo é Deus; renuncia à escravidão e reveste-se da adoção filial; sai do batismo, resplandecente como o sol, irradiando justiça; e mais que tudo isso torna-se filho de Deus e herdeiro com Cristo.
A ele a glória e o poder, com seu Espírito santíssimo, bom e vivificante, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Responsório             Jo 1,32.34.33

R. Vi descer do céu o Esrito de Deus,
como pomba, e pousar sobre Jesus.
Eu vi, por isso dou meu testemunho:
realmente, Ele é o Filho de Deus.
V.
 Quem, com água, enviou-me a batizar,
assim falou-me: Sobre quem vires descer
e pousar o Santo Esrito de Deus,
é este que batiza com o Esrito. * Eu vi.

Oração
Ó Deus, cujo Filho Unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei que, reconhecendo sua humanidade semelhante à nossa, sejamos interiormente transformados por ele. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010