Batismo, a apresentação dos nossos filhos ao Senhor

domingo, 9 de fevereiro de 2014

São Paulo- A Festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebrada pela Igreja neste domingo, dia 2 de fevereiro, foi o tema do mais recente artigo escrito pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
Segundo o purpurado, a Festa nos fez refletir sobre a vivência da Fé da Sagrada Família e a preocupação de Maria e José em transmitir ao filho as tradições que faziam parte da sua comunidade de Fé e da religião dos pais. "Levar o primogênito a Jerusalém, para apresentá-lo a Deus, era uma dessas práticas, que as famílias faziam normalmente", contou.

O que significa falar em "educação cristã dos filhos" ou de "iniciação à vida cristã"? O cardeal respondeu que, assim como fez Maria e José, devemos apresentar nossos filhos a Deus, sendo colaboradores na obra do Nosso Senhor, ensinando os filhos a conhecerem sua voz, amá-lo e sentirem-se amados por Ele, construindo desta forma uma familiaridade com Aquele que é nosso verdadeiro Pai.

"Missão dos pais cristãos na educação de seus filhos nos caminhos da Fé ainda é introduzi-los na comunidade de Fé e ajudá-los a se reconhecerem parte da Igreja, membros vivos e participativos da família de Deus, que o Filho de Deus veio reunir neste mundo. Os filhos precisam aprender a sabedoria das coisas de Deus e crescer nela; crescer e amadurecer na Fé cristã, tornando-se fortes nas virtudes, para produzir os frutos de bem, que Deus espera de seus filhos."

Para Dom Odilo, a importância da iniciação à vida cristã na família, desde a mais tenra idade é bonita quando os pais levam os filho recém-nascido à igreja, para "mostrá-lo a Deus" e para pedir a bênção para e Ele através dos ministros de Deus. Logo depois, continuou, vem o pedido do Batismo, acompanhado do desejo vivo de colaborar com a graça de Deus para educar mais um membro do seu povo.

"E a vida em família é tecida de pequenas práticas de devoção, de instrução e de virtude, que vão moldando o coração do filho e encaminhando-o pelas vias da Fé cristã. Chega também o momento da catequese, quando o filho se insere mais e mais na grande comunidade de Fé, da qual recebe o testemunho, a palavra e a vivência comunitária da Fé e de suas consequências para a vida", explicou.

No final, o arcebispo escreveu: "Maria e José tiveram a alegria de ver o menino Jesus crescendo em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens (cf Lc 2,52); assim também os pais cristãos têm a missão indispensável de iniciar os filhos nos caminhos da Fé e na vida da Igreja. Os frutos e as alegrias, com a graça de Deus, não tardarão a aparecer”.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010