Bicentenário de Dom Bosco: oportunidade de renovação

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Roma, 08 fev (SIR) – “Não um olhar nostálgico para o passado, sequer um evento ufanista: mas uma oportunidade para renovar o empenho para alcançar os jovens e acompanhá-los em seus desafios” – com estas palavras, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez, apresentou aos jornalistas, em coletiva de imprensa, o sentido do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015), que iniciará em 16 de agosto de 2014.
A coletiva foi realizada na manhã de quinta-feira, 6 de fevereiro, em Roma, com a presença, além do Reitor-Mor, da Superiora-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat; do Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Dom Mario Toso, entre outros. Ao apresentar a atualidade de Dom Bosco, Pe. Chávez evidenciou que “ele soube ler a realidade social do seu tempo, identificando nos jovens pobres os primeiros destinatários do seu empenho. E lhes deu o melhor dom que podia oferecer: a educação”. O Reitor-Mor indicou a seguir os três grandes desafios que se referem aos jovens hoje e mostrou como as respostas de Dom Bosco continuam atuais. Perante a falta de confiança em si mesmos, pode-se responder com o protagonismo juvenil; ao medo do futuro, deve-se investir na formação escolar e profissional; ao aumento da separação entre mundo dos adultos e mundo juvenil, só se pode enfrentar estando presentes, vivendo ao lado dos jovens.

Dom Toso, por sua vez, assinalou que a Congregação e a Família Salesiana são “Igreja que sai de si”, porque, seguindo o exemplo de Dom Bosco, continuam a ir rumo às periferias físicas e humanas da sociedade e dos jovens. Já a Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) definiu o Bicentenário como “um novo chamado a empenhar-se na missão educativa pelos jovens”, missão que as FMA levarão avante nos 94 países em que estão presentes.

O Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco será celebrado de 16 de agosto de 2014 a 16 de agosto de 2015). Foi precedido por triênio de preparação que levou a redescobrir, dentro de toda a Família Salesiana, a história (2011-2012), a pedagogia (2012-2013) e a espiritualidade (2013-2014) do sacerdote, do educador e do santo originário da cidade de Turim. No canal ANSChannel, no YouTube, foi publicado um vídeo realizado ‘Missões Dom Bosco’, em colaboração com o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, que mostra a universalidade da obra de Dom Bosco.
SIR

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010