MEDITAÇÃO - 'Não devemos utilizar Deus e seu povo', afirma Francisco

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Papa Francisco: Missa em S. Marta, “não utilizar Deus e seu povo”
Cidade do Vaticano – "Não utilizar Deus e seu povo". É o que nos ensina o rei Davi, nas Escrituras. É o que afirmou o papa Francisco, que na homilia da missa celebrada na manhã dessa segunda-feira (3), na capela da Residência de Santa Marta, destacou como Davi "não utilizou nem Deus nem seu povo para se defender".

"Nos momentos tristes da vida, aconteceu que, talvez por desespero, alguém busque de se defender como pode e também de utilizar Deus e as pessoas”, comentou o papa. "A primeira atitude é essa: não utilizar Deus e seu povo". O de Davi, em síntese, é “uma atitude penitencial. Davi aceita de ficar em luto e chora".

Nós, no entanto, “quando acontece uma coisa semelhante na em nossa vida, sempre buscamos – é um instinto que temos – de nos justificar. Davi não se justifica, é realista, busca salvar a arca de Deus, seu povo e faz penitência nesse caminho. É um grande: um grande pecado e um grande santo. Como andam junto estas duas coisas... Deus o sabe!”

"É bonito ouvir isso e ver essas três atitudes", concluiu o papa. "Um homem que ama a Deus ama seu povo e não negocia: um homem que sabe ser pecador e faz penitência; um homem que confia em seu Deus e se entrega a Ele. Davi é santo e nós o veneramos como santo. Peçamos a ele que nos ensine estas atitudes em nos momentos tristes da vida”. 
SIR/03.02.2014

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010