MEDITAÇÃO: Põe toda a tua confiança em Deus.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Do Livro A imitação de Cristo

(Lib. 2,1-6)
(Séc.XV)

O reino de Deus é paz e alegria no Espírito
Volta ao Senhor de todo o teu coração, deixa este mundo miserável e tua alma
encontrará repouso. Pois o reino de Deus é paz e alegria no Espírito Santo. Cristo virá a
ti, trazendo-te sua consolação, se no íntimo lhe preparares digna morada.

Toda a sua glória e beleza está no interior e aí ele se compraz. Sua visita é assídua ao
homem interior. Palavras mansas, agradável consolo, grande paz, maravilhosa
intimidade.

Coragem, alma fiel, prepara teu coração para este Esposo, para que se digne vir a ti e em
ti habitar. Ele assim declarou: Se alguém me ama, guarda minha palavra e a ele
viremos e faremos nele nossa morada.
Dá, portanto, lugar a Cristo. Se possuíres Cristo, serás rico e isto te bastará. Ele cuidará
de ti e será teu fiel procurador em todas as coisas e não precisarás depender dos homens.

Põe toda a tua confiança em Deus. Seja ele teu temor e teu amor. Ele responderá por ti e
fará o que for melhor do melhor modo possível.

Não tens aqui cidade permanente e onde quer que estejas serás estrangeiro e peregrino,
não encontrando descanso a não ser quando fores intimamente unido a Cristo.

Teus pensamentos se fixem no Altíssimo e tua súplica sem cessar se dirija a Cristo. Se
não sabes meditar sobre as coisas profundas e celestes, repousa na paixão de Cristo e
demora-te com gosto em suas chagas. Suporta-te a ti mesmo com Cristo e por Cristo, se
queres reinar com Cristo.

Se te acontecesse entrar uma vez perfeitamente no íntimo de Jesus e experimentar um
pouquinho seu ardente amor, então já não mais te preocuparias com o que te é cômodo
ou incômodo, porém, mais te alegrarias com o opróbrio infligido, porque o amor de
Jesus faz o homem ter-se em conta de nada.

Responsório Sl 70(71),1-2a.5

R. Eu procuro o meu refúgio em vós, Senhor:
que eu não seja envergonhado para sempre.
* Porque sois justo, defendei-me e libertai-me.
V. Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude.
* Porque sois justo.

Oração

Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons
da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os
vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
Espírito Santo.

Conclusão da Hora
 V. Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010