O desafio de matar a morte

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Quem quer fazer a caminhada do Filho de Deus confia nele e realiza na terra o que Ele nos pede.
Por Dom José Alberto Moura*

Ninguém tem poder para viver eternamente na terra. O desejo de eternidade acontece normalmente. Há quem afirma querer morrer. Mas, em geral, o que deseja é não ter que enfrentar muitos problemas, inclusive o sofrimento, a doença, as decepções, as dívidas... Promessas de vida após a morte física existem. As religiões em geral falam dessa possibilidade. A certeza da mesma é dada pela fé religiosa e por muitos líderes. Há a pergunta: é possível acreditar em fundadores de religiões que prometem isso? Quem pode dar base objetiva de certeza desse futuro imorredouro?

Muitos, mesmo não acreditando na vida eterna, fazem o que podem para se eternizar na terra, sendo lembrados pelos outros devido a ações feitas em sua trajetória terrena. Muitos são lembrados até poucos dias após sua morte, caindo, em seguida, no esquecimento. Há quem questione: vale a pena viver poucas horas, poucos dias, poucos anos? Há quem quer a eutanásia, o aborto, a pena de morte! Fazem-se até leis possibilitando isso!

Jesus fala da vida terrena. Ela é boa para a pessoa realizar a vontade de Deus. Isso é necessário para se conseguir o Reino definitivo ou a vida eterna feliz. Ao contrário, “do que adianta a pessoa ganhar o mundo inteiro se perder a vida eterna?”. Não adianta a pessoa acumular riquezas terrenas, viver em mansões, ter muito dinheiro, buscar desenfreadamente os prazeres efêmeros, lutar para se projetar como mais importante diante dos outros... Tudo é passageiro nesta vida. É preciso entesourar a riqueza de valores que são considerados necessários para se conquistar a vida eterna, conforme o Divino Mestre!

Jesus nos fala sobre como construir a cidade terrestre, com a hipoteca ou o compromisso do amor vivenciado em relação ao semelhante. Isso exige doação, desapego, serviço ao próximo, prática do bem e da justiça, mesmo às custas do sacrifício de si. Ele fez isso e nos dá o exemplo a seguir.

Mas, afinal, quem é o próprio Jesus para nos dar a certeza da vida eterna? Além de inúmeros milagres, até de ressuscitar mortos, provou-nos, com a superação da própria morte, seu poder de matar a morte em sua raiz, com todos os seus mecanismos. Estes são fortes em nosso convívio. Para termos a certeza de que podemos conquistar a vida imorredoura, precisamos colocar todo nosso esforço para vencermos os mecanismos de destruição da vida. A caminhada terrestre nos serve para assumirmos essa luta. Aí, sim, teremos a força da conquista da vida futura eterna e feliz. O próprio Jesus mostrou que sua promessa é realizável, a despeito de todas as promessas de outras lideranças humanas. Só Ele nos provou que tem poder divino, com a própria ressurreição.

A loucura da cruz é superada com a sanidade da vida nova do Senhor ressuscitado! Quem quer fazer a caminhada do Filho de Deus confia nele e realiza na terra o que Ele nos pede. Assim alcançamos o que Ele promete. Por isso, os valores do Evangelho são por nós assumidos, apesar das oposições dos que confiam em si e na matéria, assumindo-os em sua idolatria. Precisamos usar todas as nossas energias para encantarmos a todos com o segredo da superação da morte. A doação amorosa de cada um para promover a vida digna do semelhante dá base de sustentação para alcançarmos a promessa de Cristo!
CNBB, 29-10-2014.
*Dom José Alberto Moura é arcebispo de Montes Claros (MG).

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010