A ecologia humana e as férias

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Libertar-nos daquilo que nos vicia despertando a nossa verdadeira identidade espiritual.
Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz*
Nas férias temos sempre a possibilidade de superar a fragmentação e a pressão a que somos não raro submetidos durante o ano. É momento de resgatar a unidade e harmonia do nosso ser buscando a paz do corpo e da mente. Para isso importa reeducar nossos costumes alimentares, curando o nosso organismo, reaprender a respirar e a nos hidratar com mais consciência.
Experimentar novos gostos e sabores de legumes e frutas eliminando gradualmente a carne vermelha ou restringindo-a. Voltar a caminhar e a sentir os pés na terra, deixar a luz solar nos iluminar, ter tempo para olhar e  surpreender-se com a beleza da criação. Ficar em silêncio interior, meditar, e repassar os propósitos assumidos para o ano. Tratar de viver sem agenda, sendo mais espontâneo e gratuito nos relacionamentos, evitando a superficialidade e o deboche.
Curar-nos da tagarelice e da fofoca, sempre reconhecendo os talentos, virtudes e valores nas outras pessoas. Ir ao encontro dos nossos amigos/as compartilhando momentos de alegria, afeto e crescimento emocional. Libertar-nos daquilo que nos vicia e nos torna dependentes, interferindo no nosso comportamento, despertando a nossa verdadeira identidade espiritual.
Ser capazes de eliminar o lixo tóxico de vivências negativas e lembranças perturbadoras que nos tiram a paixão e a alegria de viver. Qualificar nossa oração e nossa vida interior corrigindo defeitos e investindo naquelas virtudes e valores que nos alavancam e  fortalecem. Desta maneira as férias serão realmente um descanso e repouso no Senhor da Vida que nos trás restauração e conforto para todas as nossas necessidades. Que Jesus que encontrou em Betânia, o descanso reparador e o acolhimento fraterno e amigo, nos ensine a aproveitar bem das nossa férias. Deus seja louvado!
CNBB 03-02-2016.
*Dom Roberto Francisco Ferreria Paz é bispo de Campos (RJ).

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010