SANTO AFONSO RODRIGUES, IRMÃO LEIGO DA COMPANHIA DE JESUS

domingo, 31 de outubro de 2010


Celebrado no dia 31 de outubro


Nasceu em Segóvia (Espanha), em 25 de julho de 1532, de família numerosa e profundamente cristã. Com a morte do pai, interrompeu os estudos primários para substituí-lo no comércio. Casou-se por insistência da mãe e teve dois filhos.  Não teve sorte tanto no comércio, como no casamento, vendo morrerem em pouco tempo os dois filhos e a esposa. 

Entrou Afonso numa profunda crise espiritual, sem um rumo para o futuro. Ajudado por um diretor espiritual e, com penitências e oração, decidiu ser irmão leigo na Companhia de Jesus. Deparou então com algumas barreiras: sua idade (contava 39 anos), sua saúde fraca e a falta de estudos. Porém, quando o chamado é verdadeiramente de Deus, a perseverança, a força de vontade e as virtudes superam os obstáculos. Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão leigo e, depois do noviciado foi enviado para o colégio de formação para os clérigos jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca, onde ficou por 45 anos, até sua morte. 

No colégio desempenhou o ofício de porteiro prestando-se a todos os demais serviços, os mais humildes e desprezíveis, tornando-se modelo de religioso pela perfeição com que obedecia e pelo amor com que aceitava toda ordem de seus superiores, como se fosse a vontade do próprio Deus. Adotara para sua vida esta regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina". 

Vivia sempre na presença de Deus. Em seus manuscritos espirituais foi encontrada esta reflexão: "Como todas as plantas da terra recebem vida, cor, perfume e dão frutos pela força do sol, assim toda alma deve proceder sempre na presença de Deus a fim de que possa crescer e dar frutos de virtude e santidade". Apesar de sua instrução primária deixou escritos, simples na redação mas profundos no conteúdo espiritual, que foram editados em forma de pequenos tratados depois de sua morte, verdadeiros vade-mécum de ascética, principalmente para irmãos leigos consagrados a Deus.

 Foi um grande místico, possuía dons extraordinários de intuição sobrenatural, de visões celestes, e previsão de futuro. No colégio onde ele estava centenas de clérigos receberam forte influência de sua espiritualidade, entre eles, São Pedro Claver, a quem predisse o futuro apostolado na Colômbia., tendo este conservado umas máximas de espiritualidade ditadas por Afonso.

Seus últimos anos foram de sofrimento, com dores físicas que suportava pacientemente, preparando-se para o grande encontro que se deu no dia 31 de outubro de 1617, aos 84 anos de idade.  Foi canonizado no fim do século passado juntamente com seu discípulo, São Pedro Claver, o grande apóstolo dos escravos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010