DIA DE TODOS OS SANTOS - 1º DE NOVEMBRO

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"Eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, trajadas com vestes brancas e com palmas na mão.  Em alta voz clamavam: 'Louvor, Glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força pertencem ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém' " (Ap 7, 9-11).

Os santos foram aqueles que passando por este mundo conservaram a integridade da fé, trabalharam corajosamente pela implantação do Reino de Deus entre os homens, dominaram as paixões, preservando-se puros da corrupção deste mundo, cultivaram com afinco as virtudes cristãs e gozam atualmente o prêmio da vida eterna.

Comentava Santo Agostinho em sua crise de conversão, ao ler a vida dos santos: "Se estes e estas venceram o mal, viveram santamente, por que não o posso também eu?"

Pelo batismo todos nós fomos marcados com a vocação à santidade. Os mesmos auxílios da graça divina que fortaleceram os santos e santas no áspero caminho da santidade são igualmente oferecidos a cada um de nós.

Esforcemo-nos na imitação das virtudes dos santos, junto com a sua proteção, para perseverarmos na fidelidade à sublime vocação a santidade à qual fomos chamados, pela nossa elevação a filhos de Deus através do nosso batismo.

Este é um mandato de Jesus: "Sede perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito!"

"Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação".

Em sua Carta aos Efésios diz São Paulo:"...e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis,
 diante de seus olhos"(Ef 1,4).
Diz ainda: "...trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, ...porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar...a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida"(Fl 2, 12b-16a).
"Somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante a seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura"(Fl 3, 20-21).

"Eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis
aos olhos do Pai"(Cl 1,22).

"Se portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto,...Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno...Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes.... Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente,... Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3,1-2.5-6.12-13a.14).

"Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação;...Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade....
que vos aperfeiçoeis mais e mais"( 1 Tes 4, 3a.7.10b).


Deus disse a Santa Catarina:
(O Diálogo ,Cap.41)


Santa Catarina de Sena (1347-1380)
(Terceira Dominicana, Doutora da Igreja)


A alma justa, que termina a sua vida terrestre na Caridade, fica a partir daí encadeada no Amor, e já não pode crescer mais em virtude, pois o tempo acabou.
Mas pode sempre amar com o Amor que tinha, quando veio a Mim, que é a medida do seu Amor (cf.Lc 6, 38).

Deseja-Me sempre, ama-Me sempre, e o seu desejo nunca é frustrado: tem fome e é saciada; e, uma vez saciada, tem mais fome; mas está livre do desprazer da saciedade, tanto quanto do sofrimento da fome.

É no Amor que os Bem-aventurados gozam da Minha eterna Visão, e participam deste Bem que tenho em Mim mesmo, e que comunico a cada um segundo a sua medida, sendo essa medida o grau de Amor que eles tinham quando vieram a Mim.

Porque permaneceram na Minha Caridade e na do Próximo, e porque estão unidos pela Caridade..., cada um alegra-se em participar do bem dos outros, para além do bem universal que já possui.

Os Santos partilham a alegria e o júbilo dos Anjos, no meio dos quais foram colocados...
Participam também, duma forma muito particular, na felicidade daqueles que amavam na Terra mais intimamente, com uma afeição especial.

Com esse Amor, eles cresciam juntos em graça e virtude:
Uns eram para os outros ocasião de manifestarem a Minha Glória e de louvarem o Meu Nome...

Esse Amor, não o perderam na Vida eterna, pois guardam-no para sempre.
É ele que faz superabundar a sua Felicidade, pela alegria que cada um recebe com a felicidade do outro...

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010