SÃO FRANCISCO DE SALES, BISPO, DOUTOR DA IGREJA - 24 DE JANEIRO

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Patrono da imprensa católica, padroeiro dos surdos, este santo da bondade, da doçura e do amor, deixou-nos um lembrete muito importante, para qualquer relacionamento humano:  "Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre".



São Francisco de Sales nasceu na Savóia, França,  em 1567, de família nobre, filho primogênito. Recebeu aprimorada formação literária e religiosa. Estudou em Annecy, Paris, e em Pádua, onde recebeu o doutorado em leis, com 24 anos de idade.  Carreira bem definida, futuro brilhante e rendoso, chegou a exercer o cargo de advogado no Senado de Chambéry, na França, porém, Francisco, modelo acabado de mansidão resolveu seguir outro caminho, o do sacerdócio, apesar da oposição da família. 




Ordenado em 1593, tornou-se reitor em Genebra, Suíça e, foi depois encarregado pelo bispo de reconduzir à fé católica, os que passaram ao Calvinismo na região de Chablais.Não era uma tarefa fácil, pois a população opunha-se contra a Igreja Católica, e a pregação de Francisco ia de encontro a essa prevenção fanática. Nosso santo passou então a publicar e divulgar folhetos volantes entre o povo,  explicando pontos doutrinais bem fundamentados na Bíblia e, com muito tato corrigindo os erros doutrinais correntes. Ia além, fazendo encontros, palestras, diálogos, sempre usando de persuasão respeitosa e paciente. Seu método foi responsável pelo retorno de milhares de hereges e indiferentes à fé católica.
 
Em 1599 Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra. Sucedeu o bispo em 1602, e tornou-se uma figura líder da Contra-reforma, famoso por sua sabedoria e seus ensinamentos; foi um verdadeiro pastor, sábio, prudente, solícito por seu clero e pelos fiéis, instruindo-os na fé pela palavra, pelo bom exemplo e através de numerosos escritos de caráter pastoral e ascético.

São Francisco  foi escritor muito abrangente; deixou  4.000 sermões,  21.000 cartas de direção espiritual, e numerosas obras de controvérsias doutrinais e de ascética.
  
"O Tratado do amor de Deus" e a "Introdução à vida devota",  considerados clássicos espirituais, são obras ascéticas fundamentais na literatura religiosa de todos os tempos, traduzidas em várias línguas e de grande difusão, normas de direção no caminho da santidade, possível a qualquer pessoa. Os propósitos do seu livro sobre a vida devota são assim definidos por ele: "A devoção deve ser praticada de uma forma pelo cavalheiro, doutra pelo artesão, pelo criado, pelo príncipe, pela viúva, pela solteira ou pela senhora casada. Sua prática deve estar em relação com as forças, as ocupações e deveres de cada estado. É um erro querer suprimir a vida devota dos quartéis dos soldados, do atelier do artesão, da corte dos príncipes ou da sociedade conjugal".



Um confessor notável, São Francisco de Sales foi o orientador para a vida espiritual de Santa Joana Francisca de Chantal (9 de dezembro), fundando com ela, em 1610,  uma nova família religiosa, a Congregação da Visitação, que logo se espalhou por toda a França. Ele também fundou várias escolas e estabilizou a Igreja na região.

Episódio curioso, conta-se que certo dia a pena de escrever do santo quebrou a ponta, ele encostou-a ao coração, e ela voltou a escrever bem.



São Francisco morreu em Lyons, na França, no dia 28 de dezembro de 1622, com 57 anos de idade e, sua memória foi colocada no dia 24 de janeiro, dia da transladação solene de suas relíquias. Sua beatificação, no mesmo ano do falecimento, foi a primeira a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1653 e declarado Doutor da Igreja em 1877. O Papa Pio XI, declarou-o em 1923 padroeiro dos jornalistas e escritores católicos.


Para ler e meditar

 O trecho abaixo foi extraído dos seus escritos, se quiser lê-lo, com certeza você tirará sábios conselhos e muito bom proveito. 
 Não espere as mudanças e eventualidades desta vida com medo; antes, encare-as com a firme esperança de que, ao surgirem, Deus, de quem você é filho, o livrará delas.
 Só confia n´Ele e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços.
 Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo.
 Esteja em paz, pois, e afaste todos os pensamentos de angústia.
 Anime-se e transforme os problemas em matéria para seu progresso e maturidade.
 Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.
 Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz.
 Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade d’Ele com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras.
 Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor e tenha paz consigo mesmo. Passará por cada tempestade com seguridade, enquanto a sua confiança se fixar em Deus.
 Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parecer vir abaixo. Se se dá conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o seu coração de volta para Ele tranqüila e simplesmente.
 Faça todas as coisas em nome de Deus e fará tudo bem. Se comer ou beber, trabalhar ou descansar, ganhará muito aos olhos de Deus, ao fazer todas essas coisas como Deus quer que se faça.
 São Francisco de Sales, rogai por nós para que alcancemos a graça da humildade e confiança Naquele que nos fortalece!  Fonte do escrito - canção nova

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010