SANTA ÁGUEDA, VIRGEM, MÁRTIR - 5 DE FEVEREIRO

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pouco se sabe sobre a vida de Santa Águeda ou Ágata como também era chamada. Ela era italiana, nasceu por volta do ano 230 na Catânia, Sicília, pertencia a uma família nobre e rica, que lhe proporcionou, acima de tudo, a riqueza da fé. Muito bela, ainda na infância prometeu se manter casta para servir a Deus, na pobreza e humildade. 


Um jovem rico da cidade de Catânia, cativado pela sua formosura, pediu-a por esposa. Águeda, recusou o convite, pois ela já pertencia a Cristo, esposo divino ao qual tinha consagrado sua virgindade. Enraivecido, ele a denunciou como cristã. Era o tempo de uma das mais cruéis e implacáveis perseguição aos cristãos, movida pelo imperador Decio (250). Águeda foi submetida a um humilhante processo condenatório. 


Ao governador da cidade, quando perguntada asperamente sobre a sua origem, ela respondeu: "Embora de família nobre e rica, tenho a honra e a alegria de ser serva de Cristo Jesus, meu Senhor e Deus". Ela foi então entregue a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como isso não aconteceu, foi submetida a cruéis torturas, arrastada sobre cacos de vasos e brasas e depois lhe arrancaram os seios. A esta brutalidade, Águeda interpelou o juiz: "Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para alimentar?" Uma tradição conta que naquela mesma noite o apóstolo Pedro apareceu a ela curando-a desta mutilação. Perguntada novamente sobre o que decidira sobre a sua salvação ela respondeu: "A minha salvação é Cristo!". 


As torturas continuaram num martírio lento até a morte, que ocorreu por volta do ano 254. 
Conta a história que no primeiro aniversário de sua morte, ocorreu uma erupção do vulcão Etna, e cristãos e pagãos temerosos e cheios de veneração pela jovem mártir, tomaram o véu que cobria seu túmulo, atirando-o contra as lavas que imediatamente pararam, salvando a cidade de Catânia. Este era o dia 5 de fevereiro, e ficou sendo o dia de sua memória litúrgica.


Águeda é uma das poucas santas citadas no Cânon da Missa, o que comprova sua grande popularidade na devoção popular desde o século IV.

Sua proteção é invocada contra os tremores de terra, as erupções vulcânicas,incêndios e doenças dos seios.

AS RELÍQUIAS
As relíquias da santa foram levadas a Constantinopla em 1040 por um general bizantino; em 1126 dois soldados (talvez franceses), Giliberto e Goselino, furtaram os restos mortais de Águeda, que foram entregue ao bispo Maurício no Castelo de Aci.
Em 17 de agosto de 1126, as relíquias voltaram ao duomo de Catânia, onde até hoje permanecem em nove relicários: cabeça e busto, mãos, braços, pés e pernas, as mamas e o Santo Véu.  (http://pt.wikipedia.org) 
Oração 
Concedei-nos, Senhor, o amor constante ao Vosso Santo Nome e a graça da perseverança nas coisas do alto durante toda a nossa vida. E pela intercessão de Santa Águeda, dai-nos, Senhor Onipotente, a graça que humildemente vos pedimos (citar a graça).
Por Cristo Senhor Nosso, amém.
Santa Águeda, rogai por nós.  



A Liturgia das Horas oferece o belo sermão abaixo:
Do Sermão na festa de Santa Águeda, de São Metódio da Sicília, bispo
(Analecta Bollandiana,68,76-78)
(Séc. IX)
Dom que nos foi concedido por Deus,
verdadeira fonte da bondade


A comemoração do aniversário de Santa Águeda nos reúne a todos neste lugar, como se
fôssemos um só. Bem conheceis, meus ouvintes, o combate glorioso desta mártir, uma
das mais antigas e ao mesmo tempo tão recente que parece estar agora mesmo lutando e
vencendo, através dos divinos milagres com os quais diariamente é coroada e ornada.

A virgem Águeda nasceu do Verbo de Deus imortal e seu único Filho, que também
padeceu a morte por nós. Com efeito, João, o teólogo, assim se exprime: A todos
aqueles que o receberam, deu-lhes a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo
1,12).

É uma virgem esta mulher que nos convidou para o sagrado banquete; é a mulher
desposada com um único esposo, Cristo, para usar as mesmas expressões do apóstolo
Paulo, ao falar da união conjugal.
É uma virgem que pintava e enfeitava os olhos e os lábios com a luz da consciência e a
cor do sangue do verdadeiro e divino Cordeiro; e que, pela meditação contínua, trazia
sempre em seu íntimo a morte daquele que tanto amava. Deste modo, a mística veste de
seu testemunho fala por si mesma a todas as gerações futuras, porque traz em si a marca
indelével do sangue de Cristo e o tesouro inesgotável da sua eloqüência virginal.

Ela é uma imagem autêntica da bondade, porque, sendo de Deus, vem da parte de seu
Esposo nos tornar participantes daqueles bens, dos quais seu nome traz o valor e o
significado: Águeda (que quer dizer “boa”) é um dom que nos foi concedido por Deus,
verdadeira fonte de bondade.

Qual a causa suprema de toda a bondade, senão aquela que é o Sumo Bem? Por isso,
quem encontrará algo mais que mereça, como Águeda, os nossos elogios e louvores?

Águeda, cuja bondade corresponde tão bem ao nome e à realidade! Águeda, que pelos
feitos notáveis traz consigo um nome glorioso, e no próprio nome demonstra as ilustres
ações que realizou! Águeda, que nos atrai com o nome, para que todos venham ao seu
encontro, e com o exemplo nos ensina a corrermos sem demora para o verdadeiro bem,
que é Deus somente!

Responsório

R. Eu, porém, no Senhor apoiada,
fico firme no meu testemunho.
* O Senhor me salvou, me deu força.
V. O Senhor, o Cordeiro sem mancha,
todo cheio de amor escolheu
para si esta serva sem mancha.
* O Senhor.

Oração

Ó Deus, que Santa Águeda, virgem e mártir, agradável ao vosso coração pelo mérito da
castidade e pela força do martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010