SANTA FRANCISCA ROMANA, VIÚVA, RELIGIOSA, FUNDADORA - 9 DE MARÇO

quarta-feira, 9 de março de 2011

Fundou a Ordem das Irmãs Oblatas.

Conciliava atividade extraordinária com intensa vida mística.

O exemplo de Santa Francisca Romana mostra que a santidade cristã não é uma realidade desligada da vida e dos compromissos comunitários. Nobre, culta, de fina educação, foi o modelo cristão da mulher esposa, mãe, viúva, e religiosa, ativa e animadora de projetos caritativos e, fundadora das Oblatas de Maria, instituição que revelou uma forma precursora de vida religiosa, humana, dedicada à caridade. 
Por tudo isto, apesar de ser uma santa pouco conhecida, ela é de grande importância na história da espiritualidade da Igreja. 
Francisca deu sempre exemplo de humildade, de caridade, modéstia e devoção. Cuidava das empregadas como filhas e era dedicada ao seu marido. Conciliava seus deveres de dama da nobreza, de mãe, de esposa e dona de casa, aliados à prática de intensa caridade e piedade.

Nasceu em Roma Itália em 1384, de família nobre. Seus pais eram Paul Brussa e Jacobella de Roffredeschi. Desde criança era inclinada à vida de piedade e penitência, mas seu pai a havia prometido a Lorenzo de Ponziani, jovem nobre, rico e de boas qualidades. Casou-se com o seu prometido, aos 12 anos, e seu casamento durou 40 anos em perfeito entendimento.Foi mãe de seis filhos, dos quais, três faleceram pequenos.

Numa cidade dilacerada por duas guerras, revoluções, epidemias, fome e miséria, Francisca dedicou-se a aliviar as dores dos infelizes, sofrendo ela mesma com o marido ferido e prisioneiro, e um filho feito refém. Sua coragem e disposição de ajudar os pobres e doentes, valeu-lhe o título popular de
"Mãe de Roma".

Em 1425, com algumas amigas que frequentavam a igreja de Santa Maria Nova, dos padres beneditinos, passou a observar uma regra de vida comum, sem votos nem clausura, reunindo-se para os exercícios de piedade, sob a direção espiritual dos beneditinos e dedicando-se às obras de caridade. Pouco depois adquiriu o edifício "Tor de Specchi" que deu o nome à congregação (Oblatas Olivetanas), cujos estatutos foram aprovados pelo Papa Eugênio IV. Com a morte do marido, em 1436, Francisca foi viver com as oblatas,
 como simples irmã. 

Morreu no dia 9 de março de 1440, com cinquenta e seis anos de idade. Foi canonizada em 1608 pelo Papa Paulo V e considerada mística pela Igreja.

ORAÇÃO
Ó Deus, que nos destes em santa Francisca Romana admirável modelo de esposa e de monja, fazei-nos sempre fiéis ao vosso serviço, para que possamos reconhecer e seguir a vossa vontade em todas as circunstâncias da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010