Santa Matilde de Saxônia, nasceu em Westfalia, terra dos Saxões, por volta do ano 895. Era descendente do famoso guerreiro Widukind (730-807), que havia chefiado os saxões na longa batalha contra Carlos Magno. Filha do conde Dietrich da Westfalia, e Reinhild, da real casa dinamarquesa.Foi educada no convento das beneditinas de Herford, sob os cuidados da abadessa Matilde, sua avó. Aprendeu a ler e escrever, estudou filosofia e teologia, coisa pouco comum para as mulheres nobres daquele tempo e, gostava de assuntos políticos. Possuía inteligência brilhante, era formosa e de grandes virtudes. Em 909 casou-se com Henrique, chamado o Passarinheiro, duque da Saxônia, que com a morte do rei Conrado, subiu ao trono como Henrique I, rei da Alemanha.
Teve cinco filhos educados com grande desvelo. O primogênito, Otão, mais tarde foi eleito imperador da Alemanha. O mais novo, Bruno, dedicou-se ao serviço da Igreja e tornou-se arcebispo de Colônia. Henrique foi duque da Baviera. Gerberga casou-se com Gisalberto, duque de Loríngia e, depois em segundas núpcias, com Luís IV, rei dos francos. Edwiges casou-se com Hugo, conde de Paris e fundador da dinastia dos Capetos, foi mãe do famoso rei francês Hugo Capeto.
Matilde foi esposa exemplar, dedicando grande amor e lealdade ao marido e, era sua conselheira nas questões mais difíceis. Tiveram um casamento feliz, vivendo juntos por 23 anos, amando-se mutuamente. Ele a compreendia e ajudava na assistência caridosa aos pobres. Matilde foi mãe carinhosa e solícita para com os súditos. Enquanto ela assistia à população, erguia conventos, escolas e hospitais, ele tornava a Alemanha líder da Europa, salvando-a da invasão dos húngaros, regularizando a situação do seu país com a Itália e a França, exercendo ainda domínio sobre os eslavos e os dinamarqueses. O rei, feliz com uma esposa tão virtuosa, teve um governo feliz e pacífico até sua morte quase repentina, quando se preparava para uma campanha na Itália.
Matilde sofreu este golpe com admirável resignação. Diante da morte do marido, reuniu os filhos e disse-lhes: "Meus queridos filhos,
gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro
que dá poder e dignidades perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna
salvação".
Com a perda do marido, começou o sofrimento de Matilde. O rei antes de morrer indicou para o trono seu primogênito Otão, mas Henrique queria o trono para si. Houve lutas armadas entre os dois príncipes, até a derrota de Henrique, sendo coroado rei, Otão I, que com o tempo veio a ser Imperador da Alemanha e Rei da Itália, tornando-se o primeiro soberano do Sacro Império Romano-germânico, cabendo a Henrique o ducado da Baviera.
Mais tarde os dois irmãos acreditando em acusações de que a mãe esbanjava os bens da coroa em favor dos pobres e da Igreja, retiraram-lhe os bens e ordenaram-lhe que saísse da corte. Matilde retirou-se pobre para o convento de Engern. Anos mais tarde, após muitas orações da mãe pelos filhos, eles arrependeram-se, reconheceram sua ingratidão para com a mãe, e se reconciliaram, reintegrando-a nos bens da família, que ela com maior generosidade usou em favor dos pobres.
Entregou-se mais ainda ao serviço de Deus e dos pobres, tratando pessoalmente dos doentes, curando com amor suas feridas. Recebeu o dom da profecia e dos milagres. Em 968 adoeceu gravemente, recebeu o viático das mãos do neto Guilherme, arcebispo de Mogúncia, falecendo no dia 14 de março. Foi sepultada no convento de Quedlinburgo ao lado do marido. O povo logo a venerou como santa e a Igreja declarou-a modelo de mãe, esposa, rainha, eminente na caridade, paciência e humildade.
De Santa Matilde descendem os reis de Portugal e a Família Imperial Brasileira.
Diz Santa Matilde com relação à Virgem Maria: "Devemos servir fielmente a essa Rainha. Nas angústias da
agonia e nas tentações do desespero que o demônio nos proporcionar,
Maria nos fortificará e virá em pessoa, assistir-nos nos últimos
momentos. E a nossa confiança não nos poderia fazer esperar que Maria nos
venha naquela hora consolar com a sua presença, se lhe servimos com amor todo o
resto da vida?" Em uma visão, a Virgem Maria prometeu a Santa Matilde que concederia este precioso favor aos que lhe servissem fielmente neste mundo.
0 comentários:
Postar um comentário