Conhecido também como São Casimiro da Polônia
É um exemplo de que em qualquer ambiente pode-se vivenciar a fé praticando as virtudes heróicas, em qualquer meio social é possível ouvir o chamado de Deus e entregar-se à sua vontade. Num ambiente de luxo, de vaidades, de todo tipo de concupiscência, São Casimiro soube abrir-se à graça, teve toda uma vida de ascese e sacrifício, sendo modelo para a juventude. Assemelha-se aos santos Estanislau Kostka, seu patrício e, Luís Gonzaga, na juventude e no amor à pureza.
Nasceu em 3 de outubro de 1458 no Palácio Real na Cracóvia, Polônia, e era o terceiro dos treze filhos do Rei Casimiro IV da Polônia( 1447-1492) e Elizabete da Áustria, filha de Alberto II de Habsburg, chamada mãe dos reis, pois com exceção de Casimiro, todos foram reis.O jovem príncipe era também o Grã Duque da Lituânia e o terceiro na linha do trono.
Casimiro na infância recebeu a influência de sua mãe,cristã fervorosa, e teve a direção espiritual de um cônego da Cracóvia, mais tarde arcebispo daquela cidade. Ainda muito jovem entregou-se à ascese e apresentava fortes
sinais de santidade.
Tinha grande devoção à Virgem Maria, ajudava os pobres e vivia uma vida virtuosa no meio de uma corte dissoluta. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado não era suceder ao seu pai.
Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidário à realidade paterna, às necessidades do reino, sendo braço direito no governo de seu pai. Com dezessete anos, passou a tomar parte nas tarefas do governo, ajudando o pai na regência da Lituânia, sendo considerado um boníssimo regente,
humilde, prudente e reto.
Com apenas 25 anos, morreu em 4 de março de 1484, ao visitar Grodno, Lituânia (hoje Bielorússia), vitimado pela tuberculose. Foi sepultado em Wilma, capital da Lituânia e sua fama de santidade espalhou-se rapidamente, tendo sido canonizado a menos de quarenta anos de sua morte.
Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, São Casimiro é modelo para todas as idades.Seu nome significa "grande no comandar" e era muito usado pela nobreza polonesa. São Casimiro soube de fato, com a graça de Deus e com muito esforço, comandar toda sua vida em direção a Deus.
0 comentários:
Postar um comentário