SÃO PATRÍCIO, BISPO, MONGE, MISSIONÁRIO, EVANGELIZADOR DA IRLANDA - 17 DE MARÇO

quinta-feira, 17 de março de 2011

 É um santo muito reverenciado nos Estados Unidos como S. Patrick, existindo uma linda catedral com o seu nome, em Nova York.
 É o padroeiro da Irlanda, que se orgulha da devoção ao seu primeiro bispo e apóstolo da Irlanda. Porém, Patrício, glória da Irlanda, não nasceu naquele país. 

Magnonius Sucatus Patricius era um cidadão romano, nascido na Bretanha Romana, por volta do ano 380,  perto de Bannavem Taburniae (um local desconhecido talvez na baixa Severn, em North Wales), filho de Calpurnius, um diácono e neto de um padre de nome Potitus(nesta época, ainda não existia o celibato para o clero). Quando estava com  16 anos foi aprisionado por piratas irlandeses, levado para a Irlanda e vendido como escravo. Na ilha verde, o jovem cristão foi obrigado a duros trabalhos, no meio de um povo rude e pagão. Por seis anos foi escravo, pastoreando rebanho e mergulhando na oração.

Em sua terceira tentativa de fuga, conseguiu embarcar para a Grã-Bretanha, descendo depois na França a procura de mosteiros pois queria dedicar-se à vida monástica. Conheceu o fundado por São Martinho de Tours, visitou o de Lerins, no sul da França, que era um farol de espiritualidade, e onde se ordenou sacerdote. Passou a dedicar-se com muito zelo ao apostolado missionário, acompanhando São Germano de Auxerre numa missão à Inglaterra. 

Sua preparação espiritual despertou-o para a vocação para evangelizar os irlandeses. Surgiu a oportunidade, quando morreu o bispo Paládio que fora designado pelo Papa Celestino para a missão da Irlanda. Patrício ofereceu-se em seu lugar, foi consagrado bispo e partiu para a ilha, em 432, já cinquentenário. Nos próximos 24 anos Patricio viajou por todas as cinco províncias da ilha e conseguiu a conversão de praticamente todo o povo irlandês, tanto que à sua morte,podia-se dizer que sua obra estava  concluída. 
O próprio rei Leogário com sua corte deu exemplo de conversão sincera. 

O Cristianismo enraigou-se totalmente na ilha, dando origem a um maravilhoso florescimento de santos e apóstolos. São Patrício usou de um método característico na evangelização da Irlanda: a fundação de mosteiros, o qual seria depois também usado na Inglaterra e posteriormente com os germanos no norte da Europa. Por toda a parte, promoveu a construção e povoação de mosteiros e fez da Irlanda "Ilha dos Mosteiros", grande centro de irradiação de fé e cultura. Por vários séculos os bispos da Irlanda eram monges. Com tudo isto a ilha tornou-se também um centro de irradiação para o continente. Dali partiam os monges missionários para evangelizar terras pagãs, só por amor a Deus, e esta era sua principal via de ascese. Foram apóstolos como Columbano, Galo, Wilibrodo, Tarásio, Donato, que confirmam o bom êxito da missão de São Patrício na Irlanda, chamada "Terra dos Santos".

Ele escreveu , pouco antes de sua morte "........ vim passar anos na Irlanda onde quase ninguém tinha conhecimento de Deus .....e temos agora um povo do Senhor, e são chamados Filhos de Deus......"

Suas duas grandes realizações foram a promoção do Clero nativo irlandês e a cuidadosa e difícil integração da fé Cristã com a cultura nativa Céltica-Irlandesa. Ele usou a simplicidade sincera, e o estilo bíblico de pregar que ganhou corações e mentes.

Infelizmente detalhes de sua vida são fragmentados com lendas que o rodeiam e assim não podem ser consideradas de total confiança, inclusive a "Vida de São Patricio" escrita por Muirchu, " Os Anais Irlandeses" e o "Breviário de Tirecham ".

No seu livro "Confessio" (um testemunho sincero de sua fé pessoal), declarou que sua vocação era " um mandado Divino e fundado no aprendizado humano e assim, a sua preparação para um retorno a Irlanda era na verdade, uma preparação espiritual engendrada por Deus".
Ele admitiu a sua falta de educação e de aprendizado escrevendo: "Eu enrubesço e tenho medo de revelar a minha deficiência de educação e preparo...."
No entanto ele era muito inteligente, estudioso e aprimorou-se nos pontos essenciais da fé e tornou-se muito familiar com as Escrituras.
São Patricio provou ser um brilhante missionário e um grande pastor.
Morreu na cidade de Down, no dia 17 de março de 461, já octogenário. Seu culto foi muito popular na Idade Média, e só na Irlanda ergueram-se 200 santuários em sua honra.  No dia de sua festa os irlandeses usam um trevo preso na roupa, porque São Patrício usava este sinal do trevo (sua folha se divide em três) para dar uma imagem da Santíssima Trindade: um só Deus em três pessoas).

ORAÇÃO

Ó Deus, que na vossa providência, para anunciar o Evangelho aos povos da Irlanda, escolhestes o bispo são Patrício, concedei, por seus méritos e preces, que os cristãos anunciem a todos as maravilhas do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010