SÃO COLUMBANO, ABADE, MISSIONÁRIO, FUNDADOR, 23 DE NOVEMBRO

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O santo também hoje venerado pela Igreja é natural da Irlanda, nasceu por volta do ano 540. A Irlanda foi chamada a Pátria dos missionários. Foi catequizada por são Patrício no início do século V e, teve sempre uma forte tradição monástica que deu inúmeros evangelizadores à Europa na Idade Média. 

São Columbano  colocou-se ainda jovem na escola de grandes e santos mestres. Com a idade de 50 anos deixou a pátria e partiu como missionário, com doze companheiros, percorrendo a França, onde fundou muitos mosteiros, entre os quais é famoso o de Luxeuil. Sua presença como profeta e reformador reavivou a vida cristã, no momento em que o espírito religioso daquele país antes evangelizado pelos bispos Santo Hilário e São Martinho encontrava-se em decadência, pelas frequentes invasões de bárbaros. Difundiu o amor à vida monástica na Alemanha e Itália.

Sua regra monástica, muito rígida, foi por longo tempo a mais importante, depois da de São Bento, a quem pode ser comparado pela profunda e benéfica influência que sua obra exerceu na Europa .

Ardente de caridade e zelo apostólico, herdeiro da piedade dos primeiros séculos do cristianismo, sintetizou em sua vida toda a santidade monástica do Ocidente,devendo-se a ele a introdução da confissão pessoal, que se propagou tornando-se comum nos nossos dias.  É venerado como o grande apóstolo da reconstrução da vida cristã na Europa ocidental de seu tempo. Da França passou para a Suíça, na região do lago Constança, deixando como  discípulo São Gallo, que fundou um célebre mosteiro; depois foi para a Itália, permanecendo na Ligúria, local onde surgiu o mosteiro de Bóbio. Lá faleceu  no dia 23 de novembro com 75 anos.

"A forte personalidade deste santo, difícil combinação de vigor e poesia, determinação férrea e descuidada improvisação, atraía por onde passava discípulos e seguidores. A influência deste monge irlandês será durável. Estimam-se em duzentas as abadias nascidas sob a sua ação e delas provieram gerações de missionários e muitos santos". -assim escreve Daniel Rops.

ORAÇÃO
Ó Deus, que reunistes admiravelmente em São Columbano a solicitude pela pregação do Evangelho e o zelo pela vida monástica,concedei que, por sua intercessão e exemplo, vos procuremos acima de tudo e nos empenhemos no crescimento do vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(Publicado em 23.11.10, atualizado em 23.11.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010