SÃO REMÍGIO, BISPO, APÓSTOLO DOS FRANCOS, 03 DE OUTUBRO

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Nasceu na França, em 439, descendente de família nobre. Inteligente e aplicado, logo progrediu nos estudos, destacando-se na arte retórica, sendo considerado o maior orador sacro da França no seu tempo.  Saiu de casa à procura de lugar solitário para melhor dedicar-se às práticas de piedade e penitência, com mais sossego, distinguindo-se pela pureza dos costumes, dedicação à oração e um grande amor a Deus.

Ainda muito jovem foi nomeado bispo de Reims, revelando excepcional zelo apostólico na pregação do Evangelho entre os fiéis e grande espírito missionário na conversão dos pagãos nas regiões centrais da França. Pela sua eloquência no ensino da doutrina cristã, pelo estudo contínuo da Sagrada Escritura e por seu profundo espírito de oração, foi considerado um dos luzeiros mais brilhantes da Igreja do seu tempo. Foi bispo por mais de sessenta anos, período que coincidiu com a vitória dos francos sobre os povos da Gália, dando início à unificação político-social do povo francês. 

O bispo Remígio exerceu benéfica influência sobre o governo do primeiro rei dos francos, Clóvis, sendo também responsável, juntamente com Clotilde, esposa do rei, pela sua conversão. O rei, saindo vitorioso numa batalha decisiva, após invocar o Deus de sua esposa Clotilde,  prometendo aceitar o batismo se saísse vencedor, fez-se instruir nas verdades do Cristianismo, logo imitado pela nobreza e pelo povo. No solene batismo Remígio disse ao rei: "Abaixa tua cabeça, ó soberano altivo. Adora o que queimavas, e queima o que adoravas". Com a conversão do rei, o bispo pode com mais facilidade dedicar-se à obra missionária na conversão dos pagãos. O Cristianismo difundiu-se por toda a parte, tornando-se a religião oficial do reino.

São Remígio escreveu numerosos sermões, mas poucos chegaram até nós, conservando-se algumas cartas importantes para a história da Igreja na França.
Morreu no início de janeiro de 535, com 96 anos de idade. Quando do reconhecimento do seu túmulo, em 853, seu corpo foi encontrado incorrupto e, atualmente é venerado na abadia beneditina de Reims. Considerado o grande apóstolo dos francos,  deixou uma Regra encerrada em três palavras latinas que são um segredo de santidade e eficiência no apostolado:
Abstine: mortifica sempre seus sentidos.
Sustine: sê paciente e perseverante nas provações.
Aggredere: sê corajoso em empreender o bem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010