NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, moradores nas margens do rio Paraíba, no município de Guaratinguetá, cansados e desanimados por nada terem pescado, depois de várias horas de trabalho, já estavam de volta, quando ao lançarem sua rede  mais uma vez, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça e, num segundo arremesso, encontraram também a cabeça da imagem de terra cozida, no lugar denominado Porto do Itaguassu. Impressionados experimentaram lançar mais uma vez e foram surpreendidos com tão abundante pescaria que encheram as canoas.

 A pesca, quase milagrosa, despertou neles a curiosidade em relação à imagem, que depois de limpa com cuidado, viram tratar-se de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.  Filipe Pedroso levou-a para sua casa conservando-a até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso.  Este construiu um pequeno oratório onde colocou a Imagem da Virgem , ali permanecendo até 1743. Ali a vizinhança se reunia para rezar o terço e, devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a se divulgar, com o nome dado pelo povo de Nossa Senhora Aparecida.


A primeira Capela foi inaugurada a 26 de julho de 1745 e, com o passar dos anos como não comportasse mais o número dos devotos, foi iniciada em 1842 a construção de um novo templo, inaugurado a 8 de dezembro de 1888, elevado à dignidade de "Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida", em 1893.

Por ordem do Papa Pio X, a 8 de setembro de 1904, a Imagem milagrosa foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908 foi concedido ao Santuário o título de Basílica menor. 

O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930, "para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus".

A 5 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a "Rosa de Ouro" à Basilica de Aparecida, pelos 250 anos da devoção, querendo com tal gesto reconhecer a importância do santuário e estimular o culto mariano.

Em 1952 iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, obra que durou mais de vinte e cinco anos e, foi solenemente dedicada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980, em sua histórica visita ao Brasil, onde suas maravilhosas exortações ficaram como um marco indelével na história da devoção a Nossa Senhora Aparecida. 

Atualmente milhões de romeiros visitam o Santuário durante todo o ano.

Com a Liturgia das Horas, rezemos o Hino das I Vesperas.

Maria, Mãe dos mortais,                                                    Vem socorrer, quando a alma
as nossas preces acolhes;                                                    e o corpo a doença prostrar.
escuta, pois, nossos ais,                                                       Vejamos com doce calma
e sempre, sempre nos olhes.                                               a eternidade chegar.

Vem socorrer, se do crime                                                 Tenham teus filhos, na morte,
o laço vil nos envolve.                                                          tua assistência materna.
Com tua mão que redime                                                    E seja assim nossa sorte,
a nossa culpa dissolve.                                                         o prêmio da Vida eterna.

Vem socorrer, se do mundo                                                Jesus, ao Pai seja glória.
o brilho vão nos seduz                                                          Seja ao Espírito também.
a abandonar num segundo                                                  E a vós, ó Rei da vitória,
a estrada que ao céu conduz.                                              Filho da Virgem. Amém.

ORAÇÃO

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!


Rezemos também a Oração a N.Sra. Aparecida e com amor filial, façamos nossa consagração a ela.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, N..., embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos servos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, e sobretudo na hora da nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos. 
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que, de todos os que tem a vós recorrido, invocado o vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.  Animado com essa confiança, a vós recorro, tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.  
Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, meu Redentor e meu Senhor Jesus Cristo. 
Virgem bendita, preservai a este vosso indigno servo, a esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, assalto, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos das tentações do demônio para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima virgindade e do preciosíssimo sangue do vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos e séculos. Amém.
(Publicado em 12.10.10, atualizado em 12.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010