SANTO ANTONIO MARIA CLARET, BISPO, FUNDADOR

quarta-feira, 24 de outubro de 2012




24 de Outubro

"Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apostólo infatigável, organizador moderno e precursor da ação católica, principalmente por meio da imprensa, na qual não foi superado talvez por ninguém", foram as palavras do Papa Pio XI por ocasião de sua beatificação. 

Uma das personalidades cristãs mais marcantes e um dos apóstolos mais ativos do seu tempo,um modelo completo de santidade como operário, sacerdote, missionário, pastor, bispo, fundador de famílias religiosas, confessor, diretor de almas, conselheiro e escritor fecundíssimo, Antônio Maria Claret  foi de muita importância para a Igreja.

 Nasceu em 1807 em Sallent, província de Barcelona, Espanha, recebeu o nome de Antônio no batismo e mais tarde acrescentou o de Maria como sinal da intimidade com a Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo". Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de Barcelona, pois almejava um sacerdócio santo e ser padre missionário. 

Ordenado aos 27 anos, logo foi designado vigário de sua aldeia natal,onde após quatro anos resolveu se engajar em pregações populares em difíceis regiões. Por sete anos dedicou-se a este apostolado e, sentindo a necessidade de missionários desprendidos, no ano de 1849, Antônio Maria com amigos tratou de fundar a Congregação dos Missionários filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como os Claretianos, com o carisma de evangelizar todos os setores, até em meio aos pagãos, por meio da caridade de Cristo, por isso dizia: "Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!"

Fundada a Congregação, e realizada a obra da imprensa e livraria religiosa, foi   nomeado Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos; conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre. Arcebispo zeloso, suas visitas pastorais eram verdadeiras missões operando renovação espiritual por onde visitava. 

Seu interesse em extinguir as discriminações raciais e promover a justiça e a igualdade, ocasionou-lhe muitas perseguições e até  vários atentados contra sua vida.

Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Em Cuba restaurou o antigo seminário, fundou escolas populares e para dar continuidade à sua obra, fundou uma congregação religiosa dedicada ao magistério, chamada Religiosas de Maria Imaculada.

 Exonerado do arcebispado, voltou à Espanha, sendo nomeado confessor e conselheiro particular da rainha; participou do Concílio Vaticano I, e com a deposição da rainha Isabel, fugindo das calúnias,já nos últimos anos de vida, retirou-se para a  França onde continuou o apostolado pastoral e de escritor, até a sua morte  em Fontfroide, no dia 24 de outubro de 1870.

ORAÇÃO
Ó Deus, que fortalecestes o bispo santo Antônio Maria Claret com caridade e paciência admirável para propagar o Evangelho entre os povos, dai que, por sua intercessão, busquemos o que é vosso, e nos apliquemos com todo empenho em conquistar nossos irmãos para o Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
(Publicado em 24.10.2010, atualizado em 24.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010