SANTO ANDRÉ DUNG-LÁC, PRESBÍTERO, E SEUS COMPANHEIROS, MÁRTIRES, 24 DE NOVEMBRO

sábado, 24 de novembro de 2012

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus".(Mt 5,10)
Santo André e Companheiros - 24 de novembro


Neste dia comemoramos a santidade dos 117 Mártires Vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. Contam-se 11 missionários dominicanos espanhóis, 10 franceses e 96 mártires vietnamitas. Beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII, foram canonizados pelo Papa João Paulo II, no dia 19 de junho de 1988; são na verdade só alguns dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.


O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas e o acolheu em sua integridade: "Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome...mas quem perseverar até o fim, este será salvo". (Mt 24)



Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. Foram vários séculos de perseguições sangrentas, de 1625 a 1886, onde os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Milhares, perseguidos pela fé, foram levados ao martírio, e massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres onde se refugiavam.
A Igreja Vietnamita glorifica a Deus pelos testemunhos dos bispos, sacerdotes, leigos, entre estes, pais e mães de família, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, que mostraram a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.


Em seu discurso no Rito de Canonização, o Papa faz menção ao martírio de oito bispos, cinquenta sacerdotes e cinquenta e nove leigos, inclusive uma mulher de nome Agnes L^Thi, mãe de seis filhos, o seminarista Tran-Van-Trien (1838), o catequista Emanuel Van Phung, pai de família e o padre Paulo Le Bao Thinh (1857) que escreveu da prisão uma edificante carta aos alunos do seminário de Ke-Vinh na qual descreve os horrendos suplícios que estava sofrendo e dizia:"Eu vos escrevo a fim de que a vossa e a minha fé formem uma coisa só. Enquanto as tempestades das perseguições enfurecem, eu lanço a âncora até ao trono de Deus, esperança viva do meu coração"Relembra também o padre dominicano Vicente Lien, martirizado em 1773, como primeiro dos 96 mártires de nacionalidade vietnamita.  

Muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita: de família pobre, confiado desde a infância a um catequista reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823;foi cura e missionário em vários locais do país, preso mais de uma vez foi resgatado mediante pagamento pelos fiéis,mas em meio as perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o mártirio, pois dizia que "aqueles que morrem pela fé sobem ao céu, ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.  

Deste período e também desta região, já canonizado anteriormente - 6 de novembro, é o mártir Teófilo Venard (1860), das Missões estrangeiras de Paris, cujo epistolário inspirou Santa Teresinha a rezar e fazer sacrifícios pelas Missões.
Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.
A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.
Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. 

Peçamos a estes santos mártires uma especial proteção em favor da nação que eles tanto amaram, regando-a com seu próprio sangue para que o amor e a paz de Cristo possam definitivamente triunfar.

ORAÇÃO

Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Leia abaixo a Carta do Padre Paulo Le Bao Tinh, para meditação:


Da Carta de Paulo Le Bao-Tinh aos alunos do Seminário de Ke-Vinh, de 1843
(Launay, A., Le clergé tonkiois et se prêtres martyrs, MEP, Paris, 1925, pp. 80-83)
(Séc.XIX)

A participação dos mártires na vitória de Cristo Rei
Eu, Paulo, preso pelo nome de Cristo, quero levar ao vosso conhecimento as minhas tribulações cotidianas que me assaltam de todos os lados, para que, inflamados pelo amor de Deus, possais louvá-lo, porque a sua misericórdia é eterna (Sl 117,1).

O meu cárcere é verdadeiramente uma imagem do fogo eterno. Aos cruéis suplícios de todo gênero, como grilhões, algemas e ferros, juntam-se ódio, vingança, calúnias, palavrões, acusações, maldades, falsos testemunhos, maldições e, finalmente, angústia e tristeza. Mas Deus, que outrora libertou os três jovens da fornalha acesa, sempre me assiste e libertou-me dessas tribulações, que se tornaram suaves, porque a sua misericórdia é eterna!

Graças a Deus, no meio desses tormentos que continuam a apavorar os outros, sinto-me alegre e contente, pois não me julgo só, mas com Cristo. Nosso Mestre suporta todo o peso da cruz, deixando-me apenas uma pequena e ínfima parte: não é só testemunha do meu combate, mas combatente, vencedor e consumador de toda luta. Assim, sobre sua cabeça é que foi colocada a coroa da vitória, de cujo triunfo participam também os seus membros.

Como, porém, Senhor, suportar tal espetáculo, ao ver diariamente os imperadores, os mandarins e seus soldados blasfemarem vosso santo nome, quando estais acima dos querubins e serafins? (cf. Sl 79,3). Eis que a vossa cruz é calcada pelos pagãos! Onde está a vossa glória? Ao ver tudo isso, me inflamo por vós, preferindo morrer com os membros amputados, em testemunho do vosso amor!

Mostrai, Senhor, o vosso poder, salvando-me e protegendo-me. Que a força se manifeste na minha fraqueza e seja glorificada ante os gentios, pois, se eu vacilar no caminho, vossos inimigos, cheios de orgulho, poderão levantar as cabeças.

Caríssimos irmãos, ao ouvirdes tudo isto, dai alegremente graças imortais a Deus, do qual
procedem todos os bens. Bendizei comigo o Senhor, porque a sua misericórdia é eterna! 

Minha alma engrandeça o Senhor e meu espírito exulte de alegria em Deus, meu Salvador; porque olhou para a humildade de seu servo (cf. Lc 1,46-48), todas as gerações me proclamarão bendito, porque a sua misericórdia é eterna!

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o (Sl 116,1),porque Deus
escolheu o que é fraco no mundo para confundir os fortes, e o que é vil e desprezível (1Cor 1,27-28), para confundir os nobres. Pelos meus lábios e inteligência, Deus confunde os filósofos, os discípulos dos sábios deste mundo, porque a sua misericórdia é eterna!

Tudo isto vos escrevo, para unirdes à minha a vossa fé. No meio desta tempestade lanço a
âncora, a viva esperança que trago no coração, até ao trono de Deus.

Caríssimos irmãos, correi de tal modo que possais alcançar a coroa: revesti-vos com a couraça da fé (1Ts 5,8), tomai as armas de Cristo, à direita e à esquerda, segundo os ensinamentos de São Paulo, meu patrono. É melhor para vós entrar na posse da vida comum só olho ou privados de algum membro (cf. Mt 5,29), do que serdes lançados fora com todos eles.

Vinde em meu auxílio com vossas preces, para que possa combater, segundo a lei, o bom
combate, e combater até o fim, encerrando gloriosamente a minha carreira. Se já não nos
podemos ver nesta vida, tal felicidade nos está reservada para o futuro, quando, junto ao trono do Cordeiro imaculado, exultantes com a alegria da vitória, cantaremos em uníssono
eternamente os seus louvores. Assim seja.

Responsório Hb 12,1-3
 R. Corramos persistentes ao combate a nós proposto,
* De olhos fixos em Jesus, o autor de nossa fé,
e que a leve à perfeição.
V. Olhai para aquele que quis suportar tal contradição
para que não chegueis a desistir por desânimo.
* De olhos fixos.

Oração

Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus
companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua
intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos
filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

(Publicado em 24.11.10, atualizado em 24.11.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010