SANTO EDMUNDO, BISPO, TEÓLOGO, SEC. XIII, 18 DE NOVEMBRO

domingo, 18 de novembro de 2012


Santo Edmundo Rich, bispo (1178-1240)

Edmundo Rich nasceu em Abingdon, perto de Oxford, Inglaterra, por volta de 1178,(a Enciclopédia Católica cita 20 de novembro de 1180). Seus pais, Reinald(Reginaldo) e Mabel eram de extrema piedade e sua mãe o ensinou desde seus primeiros anos a fazer atos de penitência, como o jejum a pão e água Sabatino. Tinha duas irmãs que foram freiras em Catesby e pelo menos um irmão. Seu pai entrou no mosteiro de Eynsham em Oxfordshire, mesmo durante a vida de sua mãe. Conta-se que um dia, enquanto ele estava andando sozinho nos campos, o Menino Jesus lhe apareceu. 

Os primeiros estudos fez na cidade natal,e quando tinha idade suficiente foi enviado para estudar em Oxford. Pelo ano de 1195 foi enviado com seu irmão Richard para a escola em Paris,  onde completou os estudos com sucesso, ensinando durante algum tempo ciências profanas. Sua vida durante vários anos ocorreu entre Oxford e Paris, ensinando com sucesso em ambas as universidades. 


Ordenou-se sacerdote, e passou a lecionar teologia na Universidade de Oxford. Por suas altas qualidades morais e intelectuais, foi nomeado chanceler da Igreja de York, ocupando mais outros cargos de importância. Foi tesoureiro da Catedral de Salisbury,  em 1222. O Papa Gregório IX, em 1227, encarregou Edmundo de pregar  a cruzada de libertação da Terra Santa na Inglaterra. Pouco depois, em 1234, nomeado arcebispo de Canterbury, sede episcopal de maior prestígio da Inglaterra, batalhou com grande ardor pela disciplina e justiça e, galgou seu calvário..


Edmundo era um pregador eloquente, um teólogo eminente e um conselheiro procurado por muitos dos seus contemporâneos, o que o levou a tornar-se também o conselheiro do Rei Henrique III (1216-1272). Mais tarde presidiu a ratificação por Henrique III da Carta Magna em 1237. Mas quando o Cardeal Olt se tornou o Legado Papal com a proteção de Henrique, Edmundo protestou. Cinquenta anos antes, sob o rei Henrique II, tinha morrido mártir o bispo Tomás Becket, por sua resistência às vontades despóticas do soberano. Agora as mesmas intrigas estavam sendo tramadas contra o bispo Edmundo, por sua defesa das liberdades pastorais da Igreja, gerando a raiz de um conflito entre o papa e Henrique III. Edmundo foi preso, torturado e exilado. Acolhido por São Luís, rei de França, retirou-se para o mosteiro cisterciense de Pontogny vivendo como um religioso simples até que o calor do verão o levou a Soissy, na França, onde faleceu, alquebrado pelos sofrimentos., aos 16 de novembro de 1240, com fama de santidade. 

Possuía um amor intenso pela Virgem Maria, à qual consagrou sua vida e sua castidade, desde jovem. Foi homem de profunda oração, e de prática de puras mortificações desde jovem, como meio de ascese. Favorecido pelo dom dos milagres já em vida, gozava inclusive de favores místicos.

Liturgista eminente e escritor discreto, escreveu um livro de solicitude pastoral, intitulado "Espelho da Igreja", que se conserva até hoje, e também, as "Constituições provinciais da Igreja de Cantuária, de 1236.


Foi canonizado pelo Papa Inocêncio IV, no dia 11 de janeiro de 1247. No dia 27 de Maio do mesmo ano, durante uma cerimônia da qual participaram S. Luís com seus irmãos e a mãe, Branca de Castela, o seu túmulo foi aberto e procedeu-se ao reconhecimento dos seus restos mortais. Suas relíquias foram transladadas para sua pátria, onde se conservam com   muita honra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010