SANTO ESTANISLAU KOSTKA, MODELO DE VIRTUDE PARA A JUVENTUDE, 13 DE NOVEMBRO

terça-feira, 13 de novembro de 2012


"Mesmo vivendo existência breve, percorreu longa carreira. Sua alma era agradável a Deus e por isso ele o tirou depressa do meio da corrupção do mundo" (Sb 4,13).

Santo Estanislau forma com São Luís Gonzaga (dia 21 de junho) e São João Berchmans (12 de agosto) uma admirável tríade de santos que foram propostos como modelos de pureza para a juventude de todos os tempos.

Apelidado de "anjo" na infância, Estanislau Kostka atingiu a juventude guardando todas as virtudes, como um anjo realmente.  Era contemporâneo de São Luiz Gonzaga, tendo também conservado a mesma pureza em uma sociedade frívola e com surpreendente coragem, privou-se dela para atender à própria vocação.  

Santo Eustanislau nasceu na Polônia no ano de 1550 era o segundo filho da família dos Kostka, poloneses muito ricos e poderosos e recebeu de sua mãe uma excelente formação religiosa.Com a idade de 13 anos, Estanislau foi mandado junto com o irmão mais velho, Paulo, para terminar seus estudos em Viena, na escola dos Jesuítas.  O seminário logo foi fechado pelo imperador Maximiliano e toda a comunidade estudantil acabou abrigada no castelo de um príncipe protestante.
 O ambiente recheado de festas e jogos de prazeres não combinava com Estanislau, que buscava uma vida de virtudes e oração: "Eu nasci para as coisas eternas e não para as coisas do mundo".A situação para ele era das mais adversas; era atormentado pelo irmão e o tutor que pediam sua participação nesses jogos, pelos colegas que zombavam de sua preferência pela vida religiosa e, o tal príncipe que queria impedir os católicos de ouvirem a missa e receber a Eucaristia. 
  
Esta luta contra o ambiente hostil e a vida de privações que levava acabaram por comprometer a sua saúde. Frágil, adoeceu a ponto de quase perder a vida, mas o que o salvou foi a fé profunda e a confiança em Maria Santíssima. Durante um sonho, um anjo apareceu para dar-lhe a santíssima Eucaristia que lhe haviam negado e a Virgem Maria apareceu-lhe, curando-o ao colocar o Menino Jesus em seus braços e  convidando-o a ingressar na Companhia de Jesus, Ordem Religiosa fundada havia pouco tempo.

 Foi amadurecendo no jovem este propósito e, diante da forte oposição do pai, fugiu,deixando Viena de madrugada à pé e vestido de mendigo, para disfarçar se fosse perseguido. De Viena, na Áustria, foi para Treves, na Alemanha, percorrendo 700 quilômetros a pé, até chegar a uma casa provincial dos jesuítas. O provincial na época era São Pedro Canísio, que o recebeu com amabilidade, mas teve de enfrentar a reação do pai do jovem, que ameaçou fazer expulsar todos os jesuítas da Polônia caso o filho não voltasse ao convívio da família.

Tendo o rapaz sido irredutível, aos 17 anos foi mandado a Roma, com uma carta de apresentação ao superior geral da Ordem, são Francisco de Bórgia, que com amor o encaminhou para complementar o noviciado e os estudos de teologia no Colégio Romano. Foram apenas nove meses entre os jesuítas, mas cheios de trabalho, estudo, dedicação e disciplina, até ser acometido por uma febre misteriosa, No dia 15 de agosto de 1568, festa da Assunção de Nossa Senhora, adormeceu no Senhor, pronunciando as palavras: "Jesus, Maria", aos 18 anos de idade, como havia predito, pois prognosticou que morreria ainda muito jovem e num dia dedicado a Maria Santíssima, como autêntico devoto de Nossa Senhora.

O papa Bento XIII canonizou-o em 13 de novembro de 1726, e designou esta data para celebrar a festa em memória do padroeiro dos noviços.

ORAÇÃO


Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao Vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens, serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo, Senhor nosso, amém. 

Santo Estanislau Kostka, rogai pela nossa juventude.
(Publicado em 13.11.10, atualizado em 13.11.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010