BEATO JUAN GARBELLA DE VERCELLI, SACERDOTE DOMINICANO, 1º DE DEZEMBRO

domingo, 2 de dezembro de 2012


Juan Garbella nasceu pelo ano 1205, em Vercelli, Itália. Foi professor de Direito romano e canônico nas Universidades de Vercelli e de Paris.  Tocado pela pregação do beato Jordãn de Sajonia ingressou na Ordem dos Pregadores em 1220 e foi-lhe encomendado a fundação de Vercelli, de onde foi prior.
 Foi vigário do Mestre em Hungria, prior de Bolonha e provincial de Lombardia. Eleito como sexto Mestre da Ordem em 7 de junho de 1264, exerceu seu governo com brilho durante quase vinte anos. Duas vezes pediu ao Papa exoneração do cargo, mas a Ordem não aceitou. 
Foi um grande propulsor da paz, promotor da cruzada, embaixador em muitas cidades da Itália, legado pontifício na corte de França e de Castela e conselheiro do Papa Clemente IV (1265-1268). Consultou frequentemente a Tomás de Aquino seu grande amigo, sobre questões teológicas e lutou com firmeza em defesa de sua doutrina. Assistiu ao Concílio de Lion em 1274 e trabalhou com eficácia. 
Como filho amantíssimo de Santo Domingo, que havia conhecido pessoalmente, procurou construir um insigne sepulcro: uma arca de mármore de Nicolás de Pisa à qual ele mesmo transladou as relíquias em 1267. 
Visitou a Ordem   incansavelmente, sempre a pé. Foi promotor do culto ao nome de Jesus. Foi exemplo de vida íntegra e encarnou idealmente a figura de santo Domingo. Pregador austero e afável, promoveu com energia e zelo o estudo, a pobreza e a pregação evangélica. 
Morreu em Montpelier, aos 30 de novembro de 1283; seus restos desapareceram, queimados no século XVI durante as lutas religiosas. Pio X confirmou seu culto no dia 7 de setembro de 1903.
“Juan Garbella nació a principios del siglo XIII en Mosso Santa María, Vercelli (Italia). Fue profesor de derecho romano y canónico en las universidades de París y de Vercelli. Aquí, conmovido por la predicación del beato Jordán de Sajonia, ingresó en la Orden de Predicadores en 1220 y se le encomendó la fundación de Vercelli, de donde fue prior. Fue vicario del Maestro en Hungría, prior de Bolonia y provincial de Lombardía. Elegido como sexto Maestro de la Orden el 7 de junio de 1264, brilló como dechado de los frailes durante casi veinte años de su gobierno. Dos veces pidió al Papa ser exonerado del cargo, pero la Orden no lo aceptó.
Fue un gran propulsor de la paz, promotor de la cruzada, embajador en muchas ciudades de Italia, legado pontificio en la corte de Francia y de Castilla y consejero del Papa Clemente IV. Consultó frecuentemente a Tomás de Aquino –del que fue gran amigo- en cuestiones teológicas y luchó decididamente en defender su doctrina. Asistió al Concilio de Lyon en 1274 y en él trabajó con eficacia. Como hijo amantísimo de santo Domingo, al que había conocido personalmente, procuró construirle un insigne sepulcro: el arca marmórea de Nicolás de Pisa a la que él mismo hizo la traslación de las reliquias en 1267. Visitó –siempre a pie- incansablemente la Orden. Fue promotor del culto al nombre de Jesús.
Fue ejemplo de vida íntegra y encarnó idealmente la figura de santo Domingo; predicador austero y afable promovió con energía y celo el estudio, la pobreza y la predicación evangélica.
Murió en Montpellier el 30 de noviembre de 1283 y de allí desaparecieron sus restos, quemados en el siglo XVI durante las luchas religiosas. Pío X confirmó su culto el día 7 de septiembre de 1903”.
contacto: webmaster@dominicasdebetania.org
[Todos los derechos reservados]
Copyright ©Congregación de Hermanas Dominicas de Betania

FONTE:http://dominicasdebetania.org/santosdominicos/diciembre/diciembre1.html


0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010